Flor de arco-íris

Flores? Nossos mascotes adoram! Mas eles têm dificuldade de escolher uma cor preferida para as pétalas. Para montar um buquê que agradasse aos três, resolvemos pensar como a ciência poderia nos ajudar e… Conseguimos fazer com que flores brancas tivessem as pétalas coloridas como um arco-íris! Que tentar também?

Ilustração Marcelo Pacheco

Você vai precisar de:

 Flores brancas

 Água

 Três jarros (podem ser copos de vidro reutilizados)

 Anilina (ou corante alimentício)

 Tesoura sem ponta

Mãos à obra!

Encha os vasos de água e em cada um deles acrescente uma cor de corante. Com a tesoura divida o caule em três partes, como se você fizesse cada flor ficar com três ‘pernas’ Mergulhe cada uma das ‘pernas’ em um vaso colorido. Durante 24 horas – tempo necessário para a planta absorver as cores – é importante deixar as flores equilibradas entre os vasos.

O que aconteceu?

Depois de um dia, você vai ver que as flores ficaram mescladas com as três cores de correntes. Isso acontece porque dentro do caule das flores há ‘vasos’ pelos quais circulam a água que a planta absorve. Esse processo, chamado capilaridade, permite que a água absorvida pelas raízes seja distribuída por todo o corpo da planta, chegando até as folhas e flores. Como as nossas flores absorveram água com três corantes de cores diferentes, o resultado foi esse ‘arco-íris’!

 

A Redação.

 

Fontes:

Laboratório da Educação

Experimentoteca

Matéria publicada em 22.03.2019

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    A experiência deve ser incrível!

    Publicado em 29 de Maio de 2019 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem foi Tiradentes?

Dentista, comerciante, militar, herói ou revolucionário?

Minitornado no potinho

A imagem de um tornado, ainda que vista na tela da TV, do cinema ou em fotografia, ninguém esquece. E o que você acha de criar um minitornado dentro de um potinho?