Bicho ou planta?!?

Elas vivem paradas, mas dão cor ao fundo do mar, rios e lagos há milhões de anos.

Uma das coisas que mais me fascina no reino animal é aquantidade de formas que evoluíram ao longo de muitos milhões de anos. Peixes, répteis, insetos, caramujos, vermes, estrelas-do-mar… que diversidade! Um dos grupos mais curiosos de animais talvez sejam as esponjas. À primeira vista, essas criaturas aquáticas não se parecem em nada com um bicho. Afinal, vivem fixas sobre alguma superfície, como rochas e corais, e têm formas que mais lembram vasos, vulcões ou musgo. Não é à toa, que por muito tempo elas foram consideradas plantas!
Graças ao estudo cuidadoso de suas células e as substâncias que as compõem, e tambémà análise do seu DNA, hoje não temos dúvidas de que as esponjas são animais, e um dos grupos mais antigos a evoluir. Cientistas encontraram fósseis de esponjas com aproximadamente 600 milhões de anos! Só para você ter uma ideia, os primeiros artrópodes (grupo que inclui, por exemplo, os crustáceos e insetos) surgiram há 540 milhões de anos, e os mamíferos a 225 milhões de anos atrás.

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Cocôs cheios de história

Os fósseis de cocô são achados valiosos para a paleontologia. Venha ler e descobrir o porquê!

Nem sempre gigantes…

Como não abrir um pouco mais os olhos ou aguçar a audição diante de uma imagem ou de um assunto que gire em torno de dinossauros? Esses répteis terríveis – pelo menos no que diz respeito à origem do nome Dinosauria, que é a junção dos termos da língua grega deinos = terrível + sauros = lagarto – são fascinantes, especialmente para as crianças, que sempre os imaginam como seres de tamanho gigante! Mas será mesmo todos os dinossauros eram grandalhões? Não sei não...