Quem ama bichos de penas não pode perder essa superdica! Esse livro-álbum traz nada mais, nada menos do que 60 figurinhas das mais diversas aves, para você colar enquanto aprende sobre esses animais que habitam a Chapada do Veadeiros, um lugar cheio de surpresa, em Goiás.
Álbum de figurinhas: aves na Chapada dos Veadeiros, de Luana Santa Brígida. Editora Negalilu.
Você conversa com árvores? Pois eu sei de um bairro inteiro que não só conversa com um carvalho centenário, o Red, como confessam seus desejos a ele! Red se finge de morto, ou melhor, de árvore (ou seria o contrário!). Ouve a todos sem dizer nada. Mas o desejo da menina Samar vai tirar a velha árvore do seu lugar de conforto. Uma fábula fascinante!
Árvore dos desejos. Texto de Katherine Applegate, tradução de Thais Paiva e ilustrações de Charles Santoso. Editora Intrínseca.
Meri é um lagarto bem grande e personagem principal dessa história, escrita por uma cientista que é especialista em… lagartos! A vida desse tiú fêmea é cheia de aventuras e desafios. Para conhecer, basta clicar aqui e se jogar na história!
Que tal ouvir uma história bem mágica? Maga é uma cabra e a palavra que ela mais adora repetir é “abrapracabra”. Estranhou? Como assim?! Ela é uma cabra, nada mais justo que a palavra seja essa. Mas vamos deixar essa discussão de lado e ouvir essa história que é para lá de surpreendente.
Abrapracabra. Produção: Editora Brinque-book.
A Redação
Matéria publicada em 28.12.2020
Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.
Inacio Felipe Semmelweis formou-se em medicina em Budapeste, sua cidade natal, a capital da Hungria. Em 1846, aos 28 anos, mudou-se para Viena, na Áustria, para exercer a sua profissão na maternidade do Hospital Geral de Viena, na Áustria. Ele era médico cirurgião e obstetra, um especialista em ajudar as mulheres a terem seus bebês. Estava muito animado com o novo trabalho, mas o clima no hospital era tenso: muitas mães estavam perdendo a vida por conta de uma febre misteriosa... Entra em cena um médico detetive!
Mesmo que você passe correndo pela frente da televisão, em algum momento, viu ou ouviu uma notícia sobre os incêndios que, em 2020, atingiram regiões brasileiras como na Amazônia e no Pantanal. Triste, não é...? Os incêndios florestais e as queimadas ocorrem todos os anos em nosso país, mas você sabe qual a diferença entre eles? Será que o fogo é sempre inimigo do meio ambiente? Vamos saber mais sobre esse assunto, que é quente!
Você é do tipo que fica todo animado só de sentir aquele cheirinho de comida vindo da cozinha e não perde tempo na hora de ajudar a preparar os pratos? Então talvez você deva considerar a profissão de cozinheiro/a! Esse é um dos trabalhos mais essenciais que existem, e normalmente a pessoa começa a aprender e tomar gosto sem perceber, na cozinha da própria casa.