… se o porquinho-da-Índia é mesmo um porco?
Nãããão! O porquinho-da-índia, também conhecido como preá ou cobaia, não é um porco! É uma espécie de roedor de tamanho médio do gênero Cavia, que foi domesticada pelo homem, assim como o cachorro, o gato e outros animais de estimação. Todas as formas selvagens desse animal são naturais da América do Sul, onde ocorre em quase todos os locais – com exceção de parte da Amazônia e nas partes mais ao sul do Chile e da Argentina.
Em quase todo o mundo há pessoas criando porquinhos-da-índia, de estimação ou para experiências em laboratórios. Esse roedor foi domesticado há milhares de anos. As escavações arqueológicas no Peru e na Colômbia encontraram espécimes de 9 mil anos, e eles parecem ter sido domesticado desde 4.500 anos atrás, para serem utilizados como alimento e para uso em rituais religiosos.
Até hoje os porquinhos-da-índia servem como alimento, principalmente no Peru, mas também na Bolívia, Equador, Colômbia e no nordeste do Brasil. Escavações arqueológicas na Europa encontraram restos de porquinho-da-Índia datando dos anos 1500.
A origem do nome porquinho-da índia é difícil de explicar porque eles não são porquinhos e muito menos vieram da Índia. A principal hipótese para o nome “Índia” é que, no século 16, quando os navegadores espanhóis buscavam um novo caminho para as Índias, em busca de especiarias, chegaram por engano em terras sul-americanas, mais exatamente no atual Peru. Nesse lugar, tiveram contato com os “porquinhos”, que eram um dos pratos principais na região. Ao retornarem com esses bichinhos para a Europa, os animais passaram a ser associados à Índia.
Os indígenas brasileiros também comiam os porquinhos-da-índia, aos quais chamavam de çabujê, que significa ‘rato que se come’. O emprego do nome porquinho pode ter vindo d a sua aparência. Dá uma olhada só no corpinho dele… Não parece mesmo um mini porco? Tanto parece que seu nome científico é Cavia porcellus – porcellus significa ‘porquinho’.
Cibele R. Bonvicino
Divisão de Genética,
Instituto Nacional de Câncer.
Anna Elise
Nossa, que curiosidade legal que os gambás comem escorpiões, vou contar isso aos meus amigos!
Lavinia
eu realmente acreditava que o porquinho da Índia era um porco ?