No Vietnã, esconderijo de guerra pode ser visitado por turistas
Saída secreta de um túnel subterrâneo.
Foto cedida pela autora
Já se imaginou andando numa floresta e, de repente, tcharan!, surge alguém na sua frente? Parece mágica, não é? Mas… e se eu te disser que isso acontecia de verdade em um país da Ásia chamado Vietnã? Construir túneis subterrâneos com saídas em meio à floresta foi uma estratégia de guerra do povo daquele país. Hoje, não há mais guerra por lá e as pessoas podem visitar e até entrar nesses os túneis! Vamos entender melhor essa história?
Os túneis de Cu Chi fazem parte de uma rede de túneis subterrâneos que tem mais de 200 quilômetros de extensão! Eles foram construídos, em meio a diversos conflitos que ocorreram na região, para as pessoas se abrigarem debaixo da terra.
Assim como o Brasil foi colonizado pelos portugueses, o Vietnã também foi dominado por outras potências – como China, Japão e França – durante anos e anos da sua história. A primeira parte dessa rede de túneis foi construída durante a guerra pela independência, de 1946 a 1954. Mas essa não foi a única guerra em que os túneis serviram de esconderijo.
Laura Chaloub
Especial para a Ciência Hoje das Crianças