‘Pega-pedra’ no Brasil, ‘Matacuzana’ na África. Ganha esse jogo que é ágil com as mãos! Começa assim: junte, pelo menos, dez pedrinhas – mas que não se quebrem ao cair no chão. Convide alguns amigos e sentem-se em círculo. Quem é que vai começar? A criança escolhida deve ficar com as pedras na sua frente. Ela pega uma pedra, joga para cima e, antes que a pedra do alto volte, tem de pegar uma pedra do chão e a que vier do alto também. Se conseguir, guarda uma das pedras e repete a jogada. Vai fazendo assim até que todas as pedras acabem ou que uma das pedras caia no chão – se isso acontecer, passa a vez. Ganha quem conseguir pegar mais pedras.
Ah! O jogo ainda pode continuar com desafios maiores: com os participantes tentando pegar duas, três, ou mais pedras de uma só vez sem deixar a que foi jogada para o alto cair!
Fonte: www.ufscar.br
Matéria publicada em 29.05.2019
O que foi a escravidão no Brasil? Que documentos podem nos ajudar a contar como ela aconteceu? Para responder essas e outras perguntas, a CHC conversou com alguém que estuda e escreve sobre a história da humanidade, ou seja, um... historiador!
A história de Luiza Mahin não é encontrada nos livros. Sabe-se que ela era a mãe do poeta, abolicionista e grande advogado brasileiro de sua época Luiz Gama. Assim como seu filho, ela é considerada uma das mais importantes personalidades da luta contra a escravidão no Brasil.
Mariana dos Santos Faria Monteiro
… NÃO ENTENDI NADA!!!!!!!!