Há um princípio na ciência que diz: “se você se deparar com um fato e tiver mais de uma explicação, fique com a mais simples!”. O princípio foi chamado ‘navalha de Okhan’, porque foi o pensador inglês William de Okhan quem disse isso pela primeira vez. William era conhecido como ‘de Okhan’ porque nasceu nesta aldeia inglesa em 1287. Pois bem: sabia que na procura de vida fora da Terra, a ‘navalha de Okham’ tem sido empregada com frequência? Veja só…
Jaime Fernando Villas da Rocha,
Departamento de Física,
Instituto de Biociências,
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Membro do Interdisciplinary Center for the Unknown
Sou astrônomo e, claro, um apaixonado pelos astros – a começar pelo planeta em que vivemos. Este espaço fala de como vemos o Espaço, incluindo a Terra.
Matéria publicada em 23.10.2020
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Grilos, esperanças e gafanhotos fazem parte de um grande grupo chamado ortóptera. Comparados aos grilos, que geralmente encontramos cantando, os gafanhotos parecem gigantes! São sempre maiores? Nem sempre! Entre os ortópteros há uma família de pequenos gafanhotos que vivem na vegetação: os eumastacídeos.
Você já ouviu a frase: “rapadura é doce, mas não é mole não”? Essa é uma expressão popular da língua portuguesa para mostrar que tudo tem dois lados – assim como a rapadura, que, embora seja doce, é dura à beça! Mas para a gente perceber, por exemplo, que algo tem um sabor doce e, ao mesmo tempo, é difícil de mastigar quem entra em ação é... o cérebro. E você achava que essa percepção era feita pela língua, hein? Pois nós temos outras curiosidades saborosas para contar a você! Vem descobrir!