Slide No ano de 2020 o fogo colocou em perigo biomas brasileiros como a Amazônia e o Pantanal. Você acompanhou essas notícias? Sabe qual a diferença entre queimada e incêndio? Faz ideia de que o fogo pode até ser bom? Todas essas curiosidades têm explicações aqui! Parece biscoito, mas não é! Edição 317

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.

Uma história de lavar as mãos

Inacio Felipe Semmelweis formou-se em medicina em Budapeste, sua cidade natal, a capital da Hungria. Em 1846, aos 28 anos, mudou-se para Viena, na Áustria, para exercer a sua profissão na maternidade do Hospital Geral de Viena, na Áustria. Ele era médico cirurgião e obstetra, um especialista em ajudar as mulheres a terem seus bebês. Estava muito animado com o novo trabalho, mas o clima no hospital era tenso: muitas mães estavam perdendo a vida por conta de uma febre misteriosa... Entra em cena um médico detetive!

Quero saber…

Respostas interessantes para perguntas muito curiosas!

ESPIRAL MÁGICA?

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!

Folias de Reis

Festejo tradicional

#Superdicas CHC

Aqui você encontra nossas sugestões de livros, filmes, aplicativos e muito mais!

Fala Aqui!

Este é o espaço para você falar com a CHC! Pergunta que a gente responde!

Queimadas, incêndios… é fogo!

Mesmo que você passe correndo pela frente da televisão, em algum momento, viu ou ouviu uma notícia sobre os incêndios que, em 2020, atingiram regiões brasileiras como na Amazônia e no Pantanal. Triste, não é...? Os incêndios florestais e as queimadas ocorrem todos os anos em nosso país, mas você sabe qual a diferença entre eles? Será que o fogo é sempre inimigo do meio ambiente? Vamos saber mais sobre esse assunto, que é quente!

O sem-vértebra desconhecido

Por Paulo Robson de Souza

Aleijadinho

Ele venceu sérios problemas sociais e de saúde e foi reconhecido pela história da arte no Brasil.

Vacas com olhos no bumbum?

Ideias que parecem muito loucas podem ser a solução para alguns problemas quando o assunto é ciência.

Entre as chamas e a água

O Pantanal abriga vegetação que suporta fogo e inundação.

Cozinheiro!

Você é do tipo que fica todo animado só de sentir aquele cheirinho de comida vindo da cozinha e não perde tempo na hora de ajudar a preparar os pratos? Então talvez você deva considerar a profissão de cozinheiro/a! Esse é um dos trabalhos mais essenciais que existem, e normalmente a pessoa começa a aprender e tomar gosto sem perceber, na cozinha da própria casa.

Quem é o par do bicho-folha?

Fim de um mistério de mais 100 anos!

Titanoboa

A maior cobra que já existiu!

Jogo do dentro ou fora

Um truque pode ajudar você a não errar na curva!

Passarinho que dorme com morcego, acorda de cabeça para baixo.

Será que devemos copiar tudo que presenciamos por aí?