Artigo

O mar não está pra peixe, está pra plástico!

Você deve estar achando o título deste texto bem esquisito. Por isso, é bom irmos direto ao ponto: num futuro próximo, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Consegue imaginar como é grave essa situação?

Viu um macaco-prego por aí?

Você já deve ter visto. Ele é de tamanho médio. Quando adulto, tem um penteado engraçado: um grande topete, que parece arte de cabeleireiro! É um tanto levado. Anda pelo chão, pelos fios elétricos, nas árvores... Consegue caminhar em pé, com as patas traseiras no chão e as mãos livres, muitas vezes segurando comida, que ele pode ter roubado da mesa de alguém.

Antropoceno – novo mundo, novo tempo

Mesmo surgindo beeem depois dos outros seres vivos terrestres, nós, humanos, conseguimos mudar o planeta por completo. Essas mudanças foram tão grandes que os cientistas deram um novo nome para o tempo em que estamos vivendo: Antropoceno. O que isso significa?

Atropelamento de morcegos

Você já ouviu falar que morcegos são mamíferos, que dormem pendurados de cabeça para baixo, que alguns se alimentam de sangue, mas aposto que nunca que lhe contaram que muitos morcegos morrem atropelados.

Forte e belo do sertão!

Uma planta que dá flor na época da seca, mesmo no chão rachado, num sol de castigar. Quem mora no sertão a conhece muito bem, porque é considerada um símbolo da região Nordeste! Existe até música famosa que começa com o seu nome. Quem é ela? O mandacaru, oxente!

Subindo pelas paredes: a ciência secreta das lagartixas

Alguém aí já ouviu falar em vírus gigantes? Será que eles causam uma supergripe? Será que são do tamanho de um inseto e estão voando por aí? Calma! Vamos conhecê-los?

Vírus gigantes? O que é isso?!

Alguém aí já ouviu falar em vírus gigantes? Será que eles causam uma supergripe? Será que são do tamanho de um inseto e estão voando por aí? Calma! Vamos conhecê-los?

Raios alienígenas

Não adianta sair de guarda-chuva, nem se trancar em casa ou correr para debaixo da cama. Os raios cósmicos atravessam tudo, até o seu corpo, sem que você perceba. Sabe de onde eles vêm? É hora de descobrir!