É preciso proteger os animais nas estradas. E essa frase só faz sentido quando sabemos que a natureza é um sistema que conecta todas as espécies. Isso mostra que todas as formas de vida têm importância, incluindo os destaques deste texto: os anfíbios e os répteis! Entender o papel que eles têm no ambiente e descobrir outras informações a seu respeito nos sensibiliza a querer protegê-los.
Você sabia, por exemplo, que os sapos se alimentam de insetos e de outros pequenos invertebrados, colaborando no controle do tamanho da população desses animais? E faz ideia de que as serpentes se alimentam de sapos, contribuindo para que a população desses anfíbios também não cresça exageradamente? Olha aí uma amostra da conexão entre as espécies!
Falando em anfíbios – classe que inclui sapos, rãs, pererecas, salamandras e cecílias –, que tal uma pitada de informações curiosas sobre eles? Anote aí! Eles são animais craniados, ou seja, têm crânio e coluna vertebral. E mais: a maioria tem uma dupla vida, passando uma parte na água, quando jovens, e outra na terra, quando adultos. Eles também têm a pele úmida, fina e lisa. Aliás, é pela pele que eles absorvem água e também parte do oxigênio da sua respiração!
Já os répteis – classe das tartarugas, lagartos, serpentes jacarés e crocodilos – são animais bem adaptados ao ambiente terrestre, apesar de alguns gostarem de viver na água. Entre eles existem os que têm o corpo coberto de escamas (lagartos e serpentes), os que têm placas dérmicas, que são estruturas ósseas embutidas na pele (jacarés), ou aqueles com carapaças (jabutis, tartarugas e cágados). Todos depositam seus ovos na terra, portanto não precisam da água para reprodução.
Mas e os atropelamentos?
Aqui está o ponto central da nossa conversa! Os principais motivos pelos quais répteis e anfíbios são atropelados nas estradas são: alta velocidade dos automóveis e falta de atenção dos motoristas ao movimento dos animais. Agora, há quem atropele sapos, serpentes e lagartos por acreditar que está beneficiando o ambiente, já que alguns desses animais têm veneno. Há ainda aqueles que agem de propósito, seja pela rejeição a esses bichos, seja por sua aparência não estar no padrão de bichos considerados “bonitos” ou por maldade mesmo.
Algumas pesquisas sobre o assunto indicam que, entre os répteis e anfíbios atropelados, serpentes, rãs e sapos se destacam. O motivo? É deles que as pessoas têm mais medo ou nojo.
ANA BEATRIZ
OI,TUDO BEM
Guilherme
Belo Horizonte, 12/11/2025
OI, pessoal da CHC! Sou Guilherme, tenho 9 anos, moro em BH e estou escrevendo esta carta depois de ler o artigo sobre atropelamentos de anfíbios e répteis. Fiquei muito triste pelos animais porque eles são muito importantes para o meio ambiente, pois são eles que fazem o controle para que a população de insetos não fique muito grande, eles também são muito importantes para a diversidade de animais das florestas brasileiras, deixando-as mais belas.
Um abraço!
Guilherme
Henrico
Adorei a reportagem! Parabéns!