
Brincar de naturalista é muuuito legal! Esse negócio de investigar a natureza diverte e leva a gente a fazer um monte de descobertas! A ideia agora é comparar diferentes insetos em vários aspectos: tamanho, mobilidade, hábitos de vida etc. Você topa?
Andrea Da Poian
Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matéria publicada em 02.09.2024
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Você já ouviu falar em tie-dye? Trata-se de uma técnica artística de tingimento de roupas e outros tecidos que começa com uma amarração. Você tem uma peça no guarda-roupa que gostaria de tornar mais colorida? Que tal tingi-la no estilo tie-dye e com corantes naturais? Vamos lá?
Levanta!!! É hora de sair de casa. Parques, jardins ou aquele terreno baldio pertinho da sua casa podem se transformar em verdadeiros laboratório a céu aberto. Que tal descobrir segredos da natureza que costumam passar despercebidos aos olhos da maioria das pessoas? Vamos sair em campo?
Salve a farofa, a tapioca, o beiju! Salve a mandioca, base de todas essas delícias! Planta muito conhecida e apreciada no Brasil, a mandioca é uma raiz do tipo tuberosa, que armazena nutrientes, tornando-se grande e carnuda. Ela também é muito rica em amido, um tipo de açúcar produzido pelas plantas com a fotossíntese e usado por elas para armazenar energia. Mas, será que outros alimentos que não são raízes também têm muito açúcar? Vamos descobrir!