Onde estão e como funcionam?
A grande maioria dos clubes de ciências funciona dentro de escolas, onde alguma professora ou professor, fora do horário da aula, organiza a garotada que gosta de ciências e se interessa em usar o tempo livre para colocar a mão na massa e investigar os mais diversos assuntos.
O princípio básico de um clube de ciências, seja em que área for, é explorar diferentes maneiras de fazer ciência. A curiosidade é um elemento fundamental, porque nos permite fazer perguntas a partir da, nossa realidade. Para responder a essas perguntas, a metodologia científica oferece caminhos, desenvolvendo observações, argumentação e registros. Cada área do conhecimento propõe abordagens diferentes para conhecer mais sobre o mundo que nos cerca. Os clubes de ciências são, então, espaços para experimentar diversas práticas científicas.
Portanto, as reuniões dos clubes de ciências são feitas para pesquisar, investigar, realizar descobertas e até implementar algo novo no espaço do clube. Esse espaço pode ser a própria escola, um museu ou a vizinhança.
Um exemplo? Imagine que você e seus amigos formaram um clube de ciências voltado às questões ambientais e, no momento, vocês estão investigando uma inesperada proliferação de baratas na vizinhança. Qual o problema observado? “A proliferação de baratas”. Que pergunta fizeram? “De onde elas estão vindo?” “Do terreno baldio, onde o lixo é acumulado; do esgoto das casas; da mata próxima à vizinhança”. Como podemos verificar? “Seguindo o rastro das baratas e ouvindo a vizinhança”. Como podemos registrar esses dados? “Anotando todo o passo a passo no livro do clube”. O que argumentaram e concluíram? “Que as baratas vêm do terreno baldio, sendo necessário fazer a limpeza do local e rever o destino que é dado ao lixo”. Como essa investigação contribui para uma ação na comunidade? “Decidiram mobilizar a vizinhança, espalhando cartazes e acionando a companhia de limpeza”. Esse exemplo mostra características de uma investigação científica, assim como tantas implementadas em clubes de ciências, que podem se desdobrar em ações na comunidade.
Grande encontro
Em 2024, ocorreu o Encontro dos Clubes do de Ciências do Rio de Janeiro, no Espaço Ciência Viva (ECV), quando 13 clubes da região apresentaram projetos que realizaram ao longo do ano. Aconteceram oficinas, apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos participantes e uma roda de conversa com educadores e educadoras que organizam clubes de ciências. Um dos frutos desse evento foi um livro eletrônico de memórias.
Nessa reunião de clubes foi possível entender a importância de buscar apoio governamental e outras fontes de investimento, porque só assim esses espaços conseguem funcionar e manter sua infraestrutura. O evento também revelou o potencial dos clubes de ciências para desenvolver novos conhecimentos. E que tudo fica melhor quando podemos compartilhar o que aprendemos.
Vamos conhecer alguns participantes desse grande encontro?