O cateretê ou catira é uma dança popular. Ela se espalhou de Norte a Sul do Brasil por influência de vários povos, como os indígenas, que já estavam no país e os africanos e os europeus, que chegaram há séculos em terras brasileiras. A dança é marcada com fortes batidas dos pés e das mãos. Há sempre a presença do violeiro, sem ele não há cateretê!
Matéria publicada em 20.10.2020
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Grilos, esperanças e gafanhotos fazem parte de um grande grupo chamado ortóptera. Comparados aos grilos, que geralmente encontramos cantando, os gafanhotos parecem gigantes! São sempre maiores? Nem sempre! Entre os ortópteros há uma família de pequenos gafanhotos que vivem na vegetação: os eumastacídeos.
Você já ouviu a frase: “rapadura é doce, mas não é mole não”? Essa é uma expressão popular da língua portuguesa para mostrar que tudo tem dois lados – assim como a rapadura, que, embora seja doce, é dura à beça! Mas para a gente perceber, por exemplo, que algo tem um sabor doce e, ao mesmo tempo, é difícil de mastigar quem entra em ação é... o cérebro. E você achava que essa percepção era feita pela língua, hein? Pois nós temos outras curiosidades saborosas para contar a você! Vem descobrir!
Athos cantalice braz
legal achei muito interesante esse conteudo
Letícia
Muito legal, achei bem interessante o conteúdo, não conhecia essa dança
Levi
Achei muito legal principalmente porque gosto de cantigas e esportes
Tarsila
Ache mito interessante, e muito divertido nota 10.
Tarsila, 10 anos
Tarsila
´´achei MUITO`´
Mariany
Gostei muito
Mariany
Ótimo