A cientista que descobriu o núcleo da Terra!

Essa é a história de uma menina que nasceu na Dinamarca no ano de 1888. Seu nome era Inge Lehmann. Naquela época, poucas mulheres seguiam carreiras científicas, e a nossa protagonista foi uma delas. Inge não só se tornou cientista como fez uma grande descoberta: a de que o núcleo da Terra continha uma camada ainda mais profunda e sólida, o núcleo interno! Vamos acompanhar os passos de Inge?

Ilustração Bruna Assis Brasil

No começo dos anos 1900, na Dinamarca, Inge Lehmann era uma menina tímida, mas muito curiosa. Seu pai, um cientista, acreditava que meninas e meninos deveriam aprender as mesmas coisas, o que era bem raro na época. Por isso, ele colocou Inge em uma escola inovadora, dirigida por Hanna Adler, uma educadora pioneira e tia de Niels Bohr, um físico famoso que ajudou a desvendar os mistérios do átomo.

Na escola, Inge descobriu seu amor por matemática e ciência. Ela e seus colegas aprenderam também bordado, trabalhos em madeira e jogaram futebol juntos. Aos 18 anos, obteve a melhor nota para entrar na Universidade de Copenhague. Lá, começou a estudar matemática, química e física. Depois, foi para Cambridge, na Inglaterra, uma das melhores universidades do planeta, onde continuou estudando matemática, a partir de 1910.

Inge Lehmann
Foto Wikipédia

Pedras no caminho

A jornada universitária, porém, não foi tranquila para Inge. Por ser mulher, ela não podia participar de todas as aulas e atividades como os homens. Os exames finais, difíceis e competitivos, a levaram a um esgotamento mental. 

Em 1912, Inge voltou para a Dinamarca, onde passou alguns anos trabalhando com números e cálculos em um escritório. Mas, em 1918, retomou os estudos e, em apenas dois anos, concluiu o curso de ciências e matemática, uma grande conquista, já que poucas mulheres conseguiam fazer isso na época.

Virando o jogo

No ano de 1925, Inge Lehmann começou a trabalhar com Niels Erik Nørlund, um cientista dinamarquês que estudava terremotos. Ao descobrir que era possível investigar a estrutura interna da Terra usando sismologia, ciência que analisa a propagação das ondas geradas pelos terremotos, ela ficou muito interessada no assunto e começou a estudar sozinha. Esse foi apenas o começo de sua incrível carreira na ciência. Graças à sua dedicação, Inge foi escolhida para representar a Dinamarca em um grande encontro internacional de cientistas que estudavam a Terra.

Em 1928, a cientista foi enviada para a Alemanha, para um curso de sismologia, no qual teve aulas e trabalhou com Beno Gutenberg, famoso sismólogo alemão que determinou a profundidade e o estado físico do núcleo externo terrestre. Na época, acreditava-se que este núcleo metálico líquido era a camada mais profunda da Terra. Mas Inge desfez essa crença vinte anos depois, propondo a existência de uma camada mais interna e sólida, o núcleo interno, tudo baseado em observações, análises e muita persistência.

Benditas cópias!

No verão de 1929, Inge Lehmann assumiu a chefia do novo Departamento de Sismologia do Instituto Geodésico Dinamarquês. Ela passou a ser responsável pela operação das estações que monitoram os terremotos, com o apoio de alguns assistentes técnicos. 

Em 1932, Inge escreveu uma carta para um dos maiores sismólogos do mundo, Harold Jeffreys, contando o que havia descoberto após sua análise de vários registros de terremotos. Em um grande sismo ocorrido na Nova Zelândia, de magnitude 7,8, ela percebeu que apareciam certos sinais de ondas sísmicas em lugares onde, pelo modelo da Terra que se conhecia na época, esse tipo de onda não deveria existir, ou seja, as ondas sugeriam que havia algo diferente dentro da Terra que ainda não tinha sido levado em conta pelos cientistas.

Confiante, interpretou a presença das novas ondas como originárias de desvios em uma camada sólida ainda mais profunda da Terra, um núcleo interno, e se prontificou a enviar os dados ao famoso pesquisador.

A resposta de Jeffreys foi desanimadora. Pediu que ela não enviasse mais dados, porque estava muito ocupado para analisá-los. Como Inge era muito organizada, ela redigia suas cartas usando papel carbono para fazer cópias e guardava todas as correspondências com o pesquisador. Foram essas informações que ficaram na história!

Enfim, reconhecimento

Sem desanimar com a falta de atenção de Jeffreys, Inge publicou os resultados de suas pesquisas em 1936 num artigo com o simples título: P’, no qual mostrava que aqueles registros de ondas sísmicas na Nova Zelândia só faziam sentido se existisse, dentro do núcleo líquido da Terra já conhecido, um núcleo interno sólido. Renomados sismólogos aceitaram a teoria dois anos depois, mas Jeffreys só a reconheceu formalmente em 1939, sete anos após a carta enviada por Inge.

Depois de se aposentar, em 1953, Inge se dedicou mais livremente ao estudo da estrutura da Terra, e, no final da década de 1960, publicou suas conclusões sobre uma outra camada ainda desconhecida, a 220 quilômetros de profundidade, que ficou conhecida como “descontinuidade de Lehmann”.

Título demorado

Inge recebeu seus maiores títulos acadêmicos já com quase 80 anos de idade: de doutora honoris causa pelas universidades de Columbia e de Copenhague. O próprio Jeffreys, finalmente, manteve correspondência com Inge até os anos 1960, e incorporou diversas outras descobertas da cientista em seus modelos da Terra, que são a base do que se conhece sobre o planeta atualmente. Ainda assim, eles nunca publicaram artigos juntos.

Em 1971, Inge foi a primeira mulher a receber uma grande honraria da União Geofísica Americana, a Medalha Bowie, um dos prêmios mais importantes da geofísica. Embora reconhecida, a única sismóloga existente na Dinamarca por mais de 25 anos não teve vida fácil na ciência. Consta que ela própria teria afirmado a seu sobrinho certa vez: “Você não imagina quantos homens incompetentes tive que enfrentar — em vão”.

A cientista que descobriu o núcleo sólido da Terra escreveu artigos até seus 99 anos de idade.
Reprodução

Dia do Geofísico

Em 2020, a Sociedade Brasileira de Geofísica propôs a criação do Dia do Geofísico. Dentre as diversas propostas para a data, duas incluíam Inge Lehmann: 13 de maio, seu aniversário, e 31 de maio, data em que ela redigiu a carta afirmando ter descoberto o núcleo interno da Terra. A escolha foi por 31 de maio.

Inge faleceu em 21 de fevereiro de 1993, aos 104 anos de idade, tendo publicado seu último artigo aos 99 anos! Em sua trajetória acadêmica, ela publicou 58 artigos científicos.

Como último ato de pessoa notável, ela doou toda sua herança e fortuna para a Academia Dinamarquesa de Ciências e Letras, que utiliza os recursos para, a cada ano, fornecer financiamento para uma viagem de qualificação a um psicólogo e um geofísico, alternadamente. 

Renata Regina Constantino Barrella e Eder Cassola Molina
Departamento de Geofísica
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo

Matéria publicada em 02.03.2026

Comentários (51)

  1. Oi somos alunos da escola E M E I E F Mário Pedro, do 6 A, nós gostamos muito desse texto,, aprendemos muito com ele 😁

    1. Olá, Grupo A, ficamos felizes com teu comentário. Continuem lendo as maravilhosas matérias da CHC.
      😉

      1. 13 de maio de 2026 cabral
        ola chc gostei muito desa historia
        e queria saber mais sobre a inge
        minha opinial e que a sua historia e tao boa e voces sao melhores que o malricio de sousa voutando ao asunto e o resto da historia
        e queria que voces ficesim um jibi dessa historia pois ela e boa emosionante historica e espero senpre mais historias de voces pois sao divertida dimais bom chc
        sobre essa menina eu quase chorei de tao legal a historia dela e amei a historia e a inge parese ter sido tao feliz na vida dela
        amei a historia o nome da menina e gostei demais quero saber o resto da historia por favor e na minha opiniao voces sao os capinhaes pois essa e a melhor historia do mundo nao paro de me questionar qual sera o resto da historia um abraso um beijo e tchau

    1. Puxa, você não imagina como fiquei feliz com esta descoberta! OBRIGADO!
      🙂

  2. Cadê o Caderninho de propostas pedagógicas para trabalhar os temas com as crianças?

    1. Puxa, é mesmo, faltou…
      🙁

    1. Ficamos muito felizes com isso, Renato!
      😉

  3. Que história incrível!
    Adorei conhecer a Inge!

    1. A Inge foi uma pessoa realmente muito especial, não, Loreni?
      😉

  4. LORRAYNE EDUARDA DE OLIVEIRA ALEXANDRE

    gostei muito

    1. Ficamos muito felizes com tua mensagem, Lorrayne!
      🙂

  5. OLA, SOU JULIANA CAPPELLARI TENHO 8 ANOS, ACHEI INCRÍVEL ADOREI A HISTÓRIA, SOU DE SORRISO MT.

    1. Que legal, Juliana!!! 🙂

  6. Olá, somos alunos do 3º ano A, no Colégio Argumento. Adoramos conhecer a CHC e este artigo é muito interessante.

    1. Olá, Professora Tamara. Muito obrigado por tua mensagem!
      Boas descobertas para vocês. Tem de tudo na CHC!
      😉

  7. Amei a Inge, meu nome é Jade

    1. Oi, Jade! A Inge foi mesmo bem especial, né?
      Quem sabe daqui a alguns anos será a tua história contada aqui? 😉

  8. Enzo Gabriel dos Santos Costa

    É bem legal!Eu me interessei muito sobre o nucleo da terra e a Inge elá parece ser muito determinada e eu agradeço muito pela oportunidade de poder ler essa reportagem.

    1. Obrigado por teu comentário, Enzo!
      Continue descobrindo coisas incríveis na CHC!

      😉

    1. Oi, Helena… 🙂

  9. Imbetiba, 16 de março de 2026
    Olá me chamo Cláudio Henrique ,tenho 8 anos
    E sou estudante do 3°ano da escola Barroco Lopes ,e gosto sou autista e estou comendo a ler então preciso da ajuda da minha tia pra esta lendo para mim.
    Gosto das notícias para crianças .
    Quero elogiar o jornal de vocês, porque ele ensina muita coisa interessante. As crianças reportagens são fáceis de.entender e ajudam as crianças a aprender sobre o mundo , a ciência e a natureza.
    Parabéns pelo trabalho de vocês!
    Continue fazendo notícias para as crianças aprenderem e se informarem
    Com carinho

    1. Oi, Claudio e Jaqueline, tudo bem com vocês?
      Não tem lugar melhor para começar a aventura de leitura do que a CHC. Aproveitem!

      😉

  10. Maria Fernanda Rodrigues Gonçalves

    Nossa amei estudar sobre quem descobriu as camadas da terra!
    Eu amo ciencias é esse e meu estudo favorito.

    1. Oi, Maria Fernanda, que legal saber disso!!!

      🙂

  11. MARIA TERESA E HELENA DÁRIO.

    OLÁ, SOMOS DO 3° ANO DO COLÉGIO EBASA OBJETIVO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO.
    GOSTAMOS MUITO E ACHAMOS MUITO CRIATIVA A ENTREVISTA DA CIENTISTA QUE DESCOBRIU O NÚCLEO DA TERRA.
    NÓS ACHAMOS MUITO FANTÁSTICO E QUEREMOS QUE CONTINUEM ASSIM POR QUE ESTAMOS ADORANDO.
    REVISTA CHC, ESPERAM QUE TENHAM UM ÓTIMO DIA.

    1. Olá, Maria Teresa e Helena, tudo bem com vocês?
      Ficamos muito felizes com a mensagem de vocês. Continuem suas aventuras no excelente conteúdo da CHC!
      😉

  12. olá, Eder Molina, essa matéria é incrível ! eu acho a descoberta do núcleo interno da Terra essencial para a vida. o que eu achei muito legal que foi uma mulher que descobriu o núcleo interno da Terra. E foi muito legal da parte dela doar seu material para a escola! abraços Mirela.

    1. Oi, Mirela, tudo bem? Ficamos muito felizes com tua mensagem!
      A Inge foi mesmo incrível, né?

      🙂

  13. Boa tarde. Muito boa a notícia

    1. Obrigado, Louise! Continue explorando a CHC!
      😉

  14. gostei muito deste texto ele nos insinou que as mulheres são tão capasses quanto os hemens.

    1. Oi, Cat, com certeza as mulheres são capazes como os homens, e muitas vezes são mais capacitadas em algumas áreas. A Inge foi uma prova disso, né?

      😉

  15. colegio inter açao dia 13 de maio de 2026.
    querida revista chc gostei da sua revista.
    el queria quetivese uma porta magica

  16. Maria Luisa resende vasconcelos b

    Colegio Inrer Acao 13/5/2025
    ola revista chc eu sou a maria luisa eu li a revista
    e achei muito imterecamte o fato de uma menina comsegir esta
    comquista obrigado por lancar
    tchausinho
    Maria Luisa Resemde Vascncelos

  17. 13 de maio contagen
    ola meu nome e Arthur
    gostei muito da sua revista gostaria de sugerir uma coisa eu tava pensando em voces criarem livros cadernos etc
    ate a proxima quando tive mais sujestões.
    ARTHUR GElape

  18. contagem 13 de maio de 2026
    prezada revista chc
    eu vi a revista gostei de saber dessa mulher que descobriu o nucleo da terra,a inge era muito inteligente, pena que ela ja morreu.
    achei muito interesante a revista, da proxima vez voces podem fazer uma revista sobre o albert haisten seria muito legal.

    um abraço

    christian

  19. contagem 13 de maio a cientista que descobriu o nucleo da terra
    prezada cientista chc o texto fala do nucleo da terra eu gostei de sua revista voces podem fazerem mais essas revistas
    abraco
    laura goulart machado faria

  20. Felipe Lorenzo Santos Munk

    13 de maio de 2026 contagem

    ola revista cietista do nucleio
    gostei da sua revista por causa do nucleo da terra tambem gostei sobre nucleo da terra
    gostei da reportagem revista CHC adorei sobre isso essa reporagem e importate sobre a terra
    e tambem.
    minha opiniao e sobre a cientistas eu achei interessante porque tem coisas maneiras.

    eu amei

    Felipe Lorenzo Santos Munk

  21. Contagem dia 13 de maio
    cara revista CHC
    eu vi que voces postaram uma reportagem sobre uma ciẽntista que descobriu o nucleo da terra.
    voces com taram toda a historia dela desde que ela era criança ate quando ela morreu.
    gostei muito da reportagem a historia toda detalhada com todos os detales.Porfavor publique uma reportagem sobre um livro que ensina muita coisa sobre varias materias como matematica entre outras. continue postando essas rerportagens legais. eu aprendi uma coisa nova eu to ate tremendo de tanto que eu gostei da rerportagem.
    CHC parabens pela rerportagem continue publicando esse conteudo.
    agradeso muito.
    Abraços.
    Tomas

  22. Contagem 13-05-2026 Ei tudo bem amei essa reportagem não sei como uma mulher conseguil fazer isso porque eu so vejo homem fazer isso não acreditei nisso voce podia fazer isso mais vezes so que de oceanos ou espaço ou de outras coisas tchau obrigado abraço fui .

  23. contagem 13 de maio de 2026,
    querida revista CHC ,
    fico feliz em saber sobre o nucleo interno do nosso planeta, e que Inge Lehmann descobrio o nucleo da Terra as ondas vindo de Nova Zelandia com grande intensidade não sabia sobre o nucleo então fiquei feliz em saber. eu proponho que voces comecen a falar sobre oceanos e mares.
    com sinceros comprimentos
    Bernardo.

  24. João pedro Moura e Silva.

    Cara editora da reportagen da mulher que descobriu o núcleu da terra.

    Eu achei muito legal a reportajen eça mulher foi incrivel eugostei de mais ue gostaria de parabenisalos pela otima reportajen. se voces leran a minha carta vaçes são incriveis
    se voçes poderião faseren outras reportajens eu gostaria de saber quais outras reportajens voçes publicaran é se publicaren outras reportages me notifique.

    Tichau suceso e boua inspiraçáo sempre.

  25. fernando cesar coelho bonutti

    contagem 13 de maio de 2026
    caro editor da revista chc
    sem palavras para agradecer a sua reportagem sobre a inge lehmann a cientista que descobriu o núcleo da terra
    foi muito legal ler esta reportagem foi muito interessante saber sobre e o porque inge descobriu o núcleo da terra e foi uma descoberta muito importante na história dos cientistas que estudavam as ondas e os terremotos sobre o núcleo da terra mas inge derrubou tudo e descrobriu outra parte do núcleo o núcleo interno e tambem foi muito legal saber que inge trabalhou desde criança até os 99 anos
    voces não podem fazer uma matéria sobre prédios
    um abraço
    fernando césar

  26. fernando venancio campos silva

    13=05=2026=contagem
    prezado revista chc oi tudo bem eu to e voce revista chc espero que voces estejam bem.
    eu ler revista chc eu achei muito interesante e eu vou falar oque eu achei da revista=chc na revistano inicio dela falou sobre uma menina que naceu na dinamarca no ano 1888e falando mais um pouco o nome dela era inge lehman .e falando mais na quela epoca poucas mulheres siguiam carreiras cientificas e tambem fala sobre as camadas da terra etc
    a minha opiniao da revista=chc achei muito interesante fala sobre uma menina que naceu na dinamarca no ano 1888 e fala tambem sobre as camadas da terra tipo vou fala as camadas que ava escrito na revista chc crosta manto superio nucleo enterno nucleo interna etc
    um abraco revista chc boa sorte com a revista
    fernando venancio campos silva

  27. eric campos de mendonça barbosa.

    contagem 13 de maio de 2026.
    cara revista a ciemtista que descobriu o nucleo da tera.

    e muito legau iso ela foi a varios paises ela paresse o awbert aeysten como ela e tam enteligente desse geito por acaso ela foi a pessoa mais enteligente do mundo.
    voces podiãm falar de outras pessoas encriveis dese jeito.

    fassa mais conteudos.

    eric campos de mendonça barbosa.

  28. Nathália Aparecida Burgarelli Costa

    Olá, CHC. Aqui é o 3º ano B da EM Prof. José Sebastião Vasques Calçada de Birigui – SP e gostamos muito dos seus artigos, achamos muito interessante este artigo sobre a cientista que descobriu o núcleo da Terra. Muito obrigado por essas ricas informações. Um abraço.

  29. Oi!
    Gostei muito do seu artigo, é muito interessante.
    Valeu!
    Jonatas

  30. Oi professor Eder eu sou a Clara do quinto ano a aluna da Cristina lá do José Ariano Rodrigues. Eu queria dizer que foi muito importante você e a Renata ter escrevido sobre a Inge pois se não, não teríamos reconhecimento nenhum sobre ela e ficou ótimo 👏👏

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-49402
700_280 att-49419
700_280 att-49444
700_280 att-49373
700_280 att-49449
700_280 att-49383
700_280 att-49442
700_280 att-49431
700_280 att-49370
700_280 att-49396
700_280 att-49413
700_280 att-49405

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-50222
700_280 att-50230
700_280 att-50217
700_280 att-50090
700_280 att-50014
700_280 att-49998
700_280 att-49532
700_280 att-49846
700_280 att-49848
700_280 att-47742
700_280 att-47667
700_280 att-47647
700_280 att-47592
700_280 att-47408
700_280 att-47407