2014, um ano espacial

Chariklo, Laniakea, Rosetta. Se você acompanha a CHC e tem boa memória, aposto que não são apenas nomes esquisitos para você! Em 2014 publicamos matérias que falavam sobre essas três novidades: a descoberta de anéis em torno de um asteroide, a estrutura cósmica da qual nossa Via Láctea faz parte e a sonda espacial que conseguiu sentir o cheiro de um cometa – nada agradável, aliás.

Concepção artística dos anéis do asteroide Chariklo. (imagem: Lucie Maquet)

Concepção artística dos anéis do asteroide Chariklo. (imagem: Lucie Maquet)

Também buscamos a ajuda de pesquisadores para explicar o que são os exoplanetas e o que os cientistas querem dizer quando afirmam que alguns planetas estão “em zona habitável”.

As novidades espaciais incluíram ainda a análise da atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar, a descoberta de uma possível nova lua em Saturno, a viagem de moscas ao espaço e até um estudo que diz que a Terra, nosso querido planeta azul, era, no passado… roxo.

A sonda Curiosity está em Marte, mas é comandada aqui da Terra. A CHC conversou com uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto. (foto: NASA)

A sonda Curiosity está em Marte, mas é comandada aqui da Terra. A CHC conversou com uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto. (foto: NASA)

Quem sonha em trabalhar com pesquisa em astronomia vai gostar de reler a entrevista que fizemos com um caçador de meteoritos e de dar uma espiada no dia a dia da cientista que comanda – a distância, é claro! – um robô lá em Marte! Além disso, vale lembrar que ciência não é coisa exclusiva dos adultos, como bem mostra a história de um menino que, aos dez anos, descobriu uma supernova.

Enfim, 2014 trouxe muitas notícias interessantes e fica difícil selecionar apenas algumas para colocar aqui. Se você quiser ler mais sobre o espaço e seus mistérios, clique aqui e, se quiser reler a retrospectiva que fizemos ao final de 2013, acesse aqui. Conte para nós qual foi sua notícia favorita!

Matéria publicada em 22.12.2014

COMENTÁRIOS

  • Lara fortes vital

    Amo esse asunto sobre espaço ,galáxias e planetas??

    Publicado em 19 de julho de 2020 Responder

  • Isabella Bueno Pimenta ❤❤

    Amo muito esse assunto

    Publicado em 9 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.