Maria Pamonha

Lenda do folclore brasileiro

Ilustração Mariana Massarani

Pamonha é uma comida feita de milho. É bem molinha e esfarela fácil. Pois o apelido de Maria era Maria Pamonha. Caçoavam da menina porque ela era muito tímida e frágil. Ninguém sabe ao certo de onde Maria veio. Ela simplesmente apareceu na porta da casa da fazenda, toda suja e com muita fome. Recebeu roupas limpas, comida e passou a morar na casa. Quando perguntavam seu nome, ela dizia: “Maria”, muito baixinho, com um fiozinho de voz. As outras crianças da fazenda, então, gritavam: “Maria Pamonha! Maria Pamonha!”, e isso fazia a menina chorar à beça.

 

Esta lenda do folclore brasileiro foi livremente adaptada pela CHC, do site
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Atropelamento de morcegos

Você já ouviu falar que morcegos são mamíferos, que dormem pendurados de cabeça para baixo, que alguns se alimentam de sangue, mas aposto que nunca que lhe contaram que muitos morcegos morrem atropelados.

Forte e belo do sertão!

Uma planta que dá flor na época da seca, mesmo no chão rachado, num sol de castigar. Quem mora no sertão a conhece muito bem, porque é considerada um símbolo da região Nordeste! Existe até música famosa que começa com o seu nome. Quem é ela? O mandacaru, oxente!