Você já deve ter ouvido falar de maneiras alternativas de gerar energia sem poluir o meio ambiente. Um exemplo são as hidrelétricas, que produzem energia a partir da força dos rios. Mesmo sem causar sujeira, as usinas hidrelétricas também têm impacto ambiental, pois sua instalação alaga áreas enormes e destrói os ecossistemas ali existentes.
Pensando nisso, criativos engenheiros da empresa AguaTerraAr (ATA) criaram um tipo de usina hidrelétrica que pode ser instalada sem causar alagamento e, acredite, dentro da sua própria casa. É a Usina Geradora de Energia Sustentável (UGES), que não usa a força dos rios, mas sim da água encanada que chega a reservatórios caseiros como as caixas d’água.
O projeto é uma alternativa limpa para gerar eletricidade e produz mais da metade da energia consumida por uma casa. Além disso, por ser móvel e prática, pode ser instalada em qualquer lugar onde tenha abastecimento de água.
“É uma solução barata para comunidades isoladas, residências, indústrias e centros comerciais”, avalia a engenheira da ATA e uma das responsáveis pelo invento Jorgea Correa. “Ela pode ajudar a contornar problemas como apagões por se tratar de uma energia independente, que é gerada na sua própria casa”.
Produzir e armazenar
A UGES, assim como uma hidrelétrica comum, conta com uma turbina, mas, ao invés de ser o rio a girá-la, é a água que entra na caixa d’água que provoca esse movimento.
“A água encanada chega com uma força que, ao passar pelo equipamento, faz a turbina girar e produz energia elétrica”, explica o engenheiro e coautor do projeto Mauro Serra, também da ATA. “Essa energia é levada até a segunda parte da UGES através de fiação elétrica e é transformada e armazenada, abastecendo o local e gerando energia. A energia não consumida fica armazenada em baterias até que alguém precise utilizá-la”.
Vale destacar que, embora possa ser instalada em qualquer lugar, essa pequena e portátil usina hidrelétrica tem restrições, pois não gera energia suficiente para suportar aparelhos de alto consumo como micro-ondas e chuveiros elétricos. “Ela é ideal para geladeiras, televisões, liquidificadores, notebooks e outros aparelhos que tenham baixo ou médio consumo de eletricidade, além de lâmpas comuns”, esclarece Jorgea.
A UGES começará a ser vendida dentro de alguns meses após o término de sua construção e inicio da produção e poderá ser usada por qualquer pessoa. Para isso, basta conectá-la no reservatório de água local e no quadro de energia da residência ou diretamente em algum aparelho específico. Já pensou como seria legal contar para os seus amigos que você tem uma usina hidrelétrica bem na sua casa?