Energia limpa

Para colocar o videogame para funcionar, precisamos ligá-lo na tomada. Para fazer uma vitamina de frutas no liquidificador, também.  As indústrias, para fabricar todos aqueles produtos, também precisam de energia. Mas de onde vem a energia que move tantas coisas? Será que fazer isso tudo funcionar prejudica o meio ambiente?

Plantação de cana-de-açúcar

Calma, calma, nada de pânico. É possível, sim, usar a energia sem destruir nosso querido planeta. Sabe como? Usando energia limpa.  Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético da UFRJ, explica: “Energia limpa é aquela que produz menos gases que poluem o ar ou que é gerada a partir de fontes renováveis, ou seja, fontes que, mesmo depois de utilizadas, serão recolocadas no meio ambiente pela própria natureza.”

As fontes de energia mais utilizadas hoje em dia vêm de recursos naturais, que são bens escassos. Isso quer dizer que um dia elas vão acabar. É o que acontece com o petróleo, por exemplo. A partir dele, são feitos a gasolina e o óleo diesel, que movem carros, caminhões e ônibus. Mas o petróleo, que é retirado de camadas bem profundas da Terra, vai deixar de existir um dia.

Usina Hidrelétrica de Itumbiara - Araporã localizada no Médio Paranaíba

No Brasil, 90% da energia elétrica que chega às nossas casas é produzida nas usinas hidrelétricas, que usam a força da água dos rios. Essas usinas não causam sujeira, mas podem alterar o curso dos rios e afetar  a flora e a fauna do lugar onde ficam instaladas. Isso quer dizer que, quanto mais usinas tivermos, mais riscos de estarmos alterando o meio ambiente.

É por isso que cientistas estão pesquisando outros meios de levar a energia até nossas casas. A ideia é que todos possam continuar jogando videogame e andando de carro por aí, mas sem acabar com os recursos da natureza ou destruir o meio ambiente. Você deve estar pensando: “Que bom! Mas como isso é possível?”.

Roberto Schaeffer responde: “Não faltam opções para gerarmos energia limpa e renovável. A energia eólica, que é gerada através dos ventos, a biomassa, que é produzida a partir do bagaço da cana-de-açúcar, e a energia solar, gerada com o calor e a radiação do sol, são bons exemplos disso”.

Outra solução, que é sempre bem-vinda, é a… economia! Acredita que, se todos os brasileiros economizassem energia em pequenas ações do dia a dia, só gastaríamos metade da energia que usamos atualmente?! E isso se pode fazer com atitudes simples, como apagar uma lâmpada ou tomar um banho menos demorado…

Vamos tentar?  É preciso cuidar do nosso planeta para aproveitar o que ele tem de melhor por muito, muito tempo…

Energia eólica


Energia solar

Matéria publicada em 20.06.2011

COMENTÁRIOS

  • Vivian

    Espero que todas as crianças que acessem tenham vídeo game e andem de carro.

    Publicado em 22 de maio de 2020 Responder

    • Zaqueu da silva lopes

      Eu também espero só que ele não fiquei viciado no vídeo game por que ele pode ficar 2 a 3 horas e pode gastar muita energia elétrica e pode pessar no bolso

      Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • Ana jujubay

    Pq?

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

    • Zaqueu da silva lopes

      Não sei

      Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • Ana jujubay

    Uma pergunta sobre oq se trata a revista com? (Preguiça de ler)

    Publicado em 8 de junho de 2020 Responder

    • Zaqueu da silva lopes

      Eu não sei

      Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • Giovanna Hejaije

    Isso pode gastar muita energia

    Publicado em 15 de junho de 2020 Responder

  • MICHELLE THOM

    EU CONCORDO COM TUDO QUE LEMOS AJO QUE AS CRIANÇAS DEVERIAM VIVER MAIS ISSO PORQUE EU SOU UMA CRIANÇA E EU GOSTO DE VIVE SEM APARELHOS NEM TODA HORA 3MIN EU USO O APARELHO

    Publicado em 17 de agosto de 2020 Responder

  • Henttony Gabriel Mendes de Macedo

    Eu acho que todos que meche no celulares ou andam muito de carro darem uma reduzida e aproveitar mais a vida

    Publicado em 25 de fevereiro de 2021 Responder

  • pedro henrique

    a maioria da crianças jogam em celulares e em computadores na maioria das vezez as crianças jogam do video game passa o tempo todo jogando não e ruim mais precisa ver o mundo la fora e brinca um pouco sair desse eletro domesticos

    Publicado em 16 de abril de 2021 Responder

  • Lávinia

    Esse site tem .que livros?

    Publicado em 29 de junho de 2021 Responder

Envie um comentário

Nicolly Vimercate

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat