O que está acontecendo com o oceano?

Descubra como a observação do comportamento dos mares pode nos ajudar a ter uma vida mais segura e em harmonia com a natureza

Foto Bernardino Frederico Palheta  Dacio/Wikipedia Commons

Se você fosse fiscal do mar iria observar que, todos os dias, a maré sobe, fazendo a água ir mais adiante sobre a areia, e desce, parecendo que o mar encolheu. Esse sobe e desce da maré tem a ver, principalmente, com a força de atração da Lua. Sim, o nosso satélite natural, a Lua, atrai a Terra para ela, o que acaba sendo notado pelo vai e vem da água do mar. Como a Terra está em permanente movimento, o movimento das marés acontece em horários diferentes nos mais diferentes lugares do mundo.


Dependendo do lugar, a maré pode causar variações no nível do mar superiores a 12 metros! E será que dá para prever o quanto a maré vai subir ou descer? Dá! Existe um equipamento chamado marégrafo que é capaz de medir o nível do mar em um determinado local. Com as informações que o marégrafo vai acumulando torna-se possível prever como estará o nível do mar amanhã, na semana que vem, no mês que vem e até daqui a 100 anos! Esse acompanhamento é muito importante para atividades como a navegação, porque permite, por exemplo, planejar a melhor hora para um grande navio navegar em direção a um porto sem ficar encalhado.


O vento e as ondas também causam a elevação do nível do mar, provocam inundações costeiras e perigos à navegação. As ondas formadas pelo vento podem viajar centenas ou até milhares de quilômetros pelo oceano até chegar a uma praia. O monitoramento da altura das ondas é realizado por equipamentos chamados ondógrafos ou por imagens de satélite, que são como câmeras colocadas no espaço para observar a Terra lá do alto. Porém, as informações coletadas a partir de ondógrafos não nos permitem prever o comportamento futuro das ondas. Esse é um trabalho para computadores que, através de cálculos, simulam o oceano. E para que queremos prever as ondas? Especialmente para nos proteger em situações de perigo que vêm do mar.


Falando em perigo, você já deve ter ouvido por aí que a temperatura da Terra está aumentando. Isso é verdade. E as mudanças climáticas também têm aumentado a ocorrência de eventos extremos, como o derretimento do gelo nos polos Norte e Sul, que fazem elevar o nível do mar. Algumas praias que existem hoje e até algumas cidades costeiras serão cobertas pela água no futuro. Isso deve acontecer também com países inteiros que se localizam em ilhas.


Além de aumentar a temperatura da Terra, os gases de efeito estufa lançados na atmosfera pelas atividades humanas (indústrias, automóveis etc.) estão tornando o oceano mais ácido. Isso prejudica muito a vida dos seres marinhos, especialmente os recifes de corais, lar de tantas espécies.


Acho que agora você já entendeu como observar o oceano é importante. A nossa vida depende da saúde do oceano, que cobre cerca de dois terços da superfície da Terra. A Década do Oceano, que vai de 2021 a 2030, é um bom momento para pensarmos como monitorar e entender melhor o que acontece com o oceano. As informações que conseguimos coletar ajudarão a proteger a vida na água e em terra firme também.


Guilherme Augusto Stefanelo Franz
Centro de Estudos do Mar
Universidade Federal do Paraná 

Matéria publicada em 01.09.2021

COMENTÁRIOS

  • Maria Luiza Roque da Silva

    Olá! Eu sou a Maria Luiza de Ribeirão Preto, estudante do Colégio Castelo. Tenho uma pergunta: Poderiamos ter uma vida normal e saudável mesmo se todo o oceano estivesse poluído? Gostaria muito de ter uma resposta! E eu também gostaria que soubesse que eu amei o artigo, ele tem dados e informações incríveis. O artigo inteiro está incrível!

    Publicado em 3 de setembro de 2021 Responder

  • Isabella Ferreira Foly

    Olá CHC, meu nome é Isabella Ferreira Foly moro no bairro cidade Beira Mar em Rio das Ostras. E achei muito interessante e curioso esse assunto sobre o mar.

    Publicado em 29 de setembro de 2021 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Campeonato carioca (de samba)!

Qual a origem e o que conta nos desfiles das escolas de samba?

Cofrinho da natureza

Na cultura chinesa, o porco é símbolo de prosperidade e riqueza. Por esta razão, muitos cofrinhos têm o formato desse animal. E se há algo que podemos afirmar com segurança é que “para ter sempre, é preciso poupar”.