Nem só de se rastejar vive uma serpente

Dependendo da situação, as cobras podem pular, se enroscar e até formar laços!

Mesmo sem patas, as serpentes conseguem se locomover de muitas maneiras.
Foto pxhere / Domínio público

As serpentes são um grupo de lagartos que, ao longo de milhões de anos de evolução, ficaram com o corpo comprido e perderam as patas, além de terem outras características únicas, especialmente nos ossos da cabeça. Enquanto os lagartos geralmente caminham e correm com quatro patas, as serpentes precisam rastejar….

Toda serpente consegue se locomover por ondulações laterais. Para isso, fazem uma série de curvas com o corpo e rastejam “serpenteando”. As espécies aquáticas também usam este tipo de locomoção para nadar, assim como serpentes que vivem em árvores. Existem até cobras na Ásia que saltam de uma árvore para outra, achatando o corpo, serpenteando no ar e planando! 

Serpentes grandes, como jiboias e pítons, conseguem se locomover de forma retilínea no chão, ou seja, rastejar com o corpo reto! Para isso, elas usam músculos que mexem as costelas como se fossem pequenos remos, empurrando lentamente o corpo para frente. 

Em espaços apertados, como tocas, algumas serpentes conseguem rastejar com um movimento chamado concertina. A cobra se escora nas laterais da toca fazendo curvas no corpo, e depois se arrasta para frente. Para rastejar em superfícies muito lisas ou para escalar árvores, as serpentes também usam variações da locomoção por concertina.

Algumas serpentes que vivem em desertos desenvolveram um método eficaz de rastejar sobre a areia. Elas conseguem erguer partes do corpo e rastejar de lado! Esta forma de se mover é chamada locomoção por alças laterais

E não para por aí! Em 2021, cientistas registraram uma forma inédita de locomoção em uma serpente, : a locomoção em laço. Eles observaram a cobra-arborícola-marrom (que não existe no Brasil) escalando tubos largos e lisos. A cobra estica a cabeça e parte do corpo, enquanto o restante do corpo dá uma volta no tubo, como um laço. Depois, ela vai fazendo ondulações no “laço” e vagarosamente sobe pelo tubo. 

Quem diria que animais sem patas poderiam encontrar tantas maneiras de se locomover?

Gráfico Nato Gomes

Clique para ver… 

  • Uma serpente se movendo em concertina. 

Concertina motion of snake (youtube.com)

  • Uma serpente se movendo em alças laterais.

https://www.youtube.com/watch?v=B3NbPUTD5qA

  • Uma serpente se movendo em laço.

https://www.youtube.com/watch?v=QxAGpDlrlLs


henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 31.05.2024

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.