As adivinhações de Júlio Verne

Júlio Verne foi um visionário: ele imaginou avanços científicos que só se concretizariam muitos anos depois da publicação de seus livros! Veja aqui o que o escritor conseguiu prever em suas obras.

Viagem de submarino
Em Vinte mil léguas submarinas, de 1870, Verne descreve a viagem de um submarino ao redor do mundo. Somente em 1960 um submarino nuclear americano conseguiu fazer a viagem. Mas era um navio de guerra e não servia para pesquisa. Em 1960 e 1970, um explorador francês chamado Jacques-Yves Cousteau percorreu os sete mares com seu navio, abarrotado de equipamentos de mergulho, e fez exatamente a viagem que Verne tinha descrito! Uma última curiosidade: sabe qual foi o nome do primeiro submarino do mundo? Nautilus, é claro, em homenagem a Júlio Verne.

Ida do homem à Lua
Nos livros Da Terra à Lua , de 1865, e Ao redor da Lua , de 1870, Júlio Verne imaginou que a primeira expedição ao satélite natural da Terra seria lançada da cidade americana de Tampa, com três homens a bordo da nave. Eles dariam a volta na Lua e retornariam à Terra caindo no mar, sendo resgatados por um navio de guerra. E foi assim que aconteceu! Cento e três anos depois, a missão Apolo 8 partiu da cidade de Cabo Canaveral, a apenas três quilômetros de Tampa, e fez o percurso que Verne previu!

Metrô
No livro Paris no século 20 , Júlio Verne descreveu como seria a capital da França no futuro: uma cidade muito povoada, com metrôs lotados, disputadíssimos pela população. A obra foi escrita no mesmo ano da construção do primeiro metrô do mundo em Londres, na Inglaterra, e Júlio Verne acertou ao pensar que essa invenção ganharia o mundo e faria muito sucesso!

Matéria publicada em 15.04.2005

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Que história surpreendente! Por curiosidade, com que idade ele fez seu primeiro livro?

    Publicado em 17 de setembro de 2018 Responder

  • LAURA NOW UNITED

    oi pessoal da miró

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

    • GuiDaMiró

      Oiiiiii bora lê o txt dnv

      Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Bento4ºano

    N

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

    • Evilin fontes lima

      Adorei essa história gostei muito vou ler ela sempre

      Publicado em 3 de maio de 2021 Responder

  • manu santos

    achei tao legal que sonhei!

    Publicado em 1 de outubro de 2020 Responder

Envie um comentário

Clara Meirelles

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.