Júlio Verne foi um visionário: ele imaginou avanços científicos que só se concretizariam muitos anos depois da publicação de seus livros! Veja aqui o que o escritor conseguiu prever em suas obras.
Viagem de submarino
Em Vinte mil léguas submarinas, de 1870, Verne descreve a viagem de um submarino ao redor do mundo. Somente em 1960 um submarino nuclear americano conseguiu fazer a viagem. Mas era um navio de guerra e não servia para pesquisa. Em 1960 e 1970, um explorador francês chamado Jacques-Yves Cousteau percorreu os sete mares com seu navio, abarrotado de equipamentos de mergulho, e fez exatamente a viagem que Verne tinha descrito! Uma última curiosidade: sabe qual foi o nome do primeiro submarino do mundo? Nautilus, é claro, em homenagem a Júlio Verne.
Ida do homem à Lua
Nos livros Da Terra à Lua , de 1865, e Ao redor da Lua , de 1870, Júlio Verne imaginou que a primeira expedição ao satélite natural da Terra seria lançada da cidade americana de Tampa, com três homens a bordo da nave. Eles dariam a volta na Lua e retornariam à Terra caindo no mar, sendo resgatados por um navio de guerra. E foi assim que aconteceu! Cento e três anos depois, a missão Apolo 8 partiu da cidade de Cabo Canaveral, a apenas três quilômetros de Tampa, e fez o percurso que Verne previu!
Metrô
No livro Paris no século 20 , Júlio Verne descreveu como seria a capital da França no futuro: uma cidade muito povoada, com metrôs lotados, disputadíssimos pela população. A obra foi escrita no mesmo ano da construção do primeiro metrô do mundo em Londres, na Inglaterra, e Júlio Verne acertou ao pensar que essa invenção ganharia o mundo e faria muito sucesso!