
É fato que os computadores são muito rápidos e, com a internet evoluindo cada vez mais, dá para encontrar quase tudo por lá. Uma receita de brigadeiro, curiosidades sobre animais, química, literatura… praticamente qualquer coisa. Tem gente que até diz que, com a inteligência artificial, no futuro só vamos precisar de um computador. Opa! Será que o computador é mais esperto do que o cérebro humano?
Na-na-ni-na-não! Embora os computadores sejam super-rápidos e consigam guardar muita informação, o nosso cérebro tem um poder que nenhuma máquina tem: a capacidade de ligar os pontos. Quer uma prova? Imagine que você acabou de mudar de escola e foi a uma festa de aniversário. Lá, você vê uma criança e sente que já a conhece, mas de onde? Seu cérebro começa a vasculhar o seu “baú de memórias” e, aos poucos, encontra pistas: o uniforme amarelo, você no refeitório lanchando com outros estudantes, o rosto parecido com o da aniversariante… Até você descobrir que esse rosto conhecido é da irmã mais velha da anfitriã. Eureca! É assim que o cérebro funciona: ele não apenas guarda as informações, mas entende e conecta tudo, transformando dados em ideias. Ele é demais!
Os computadores são incríveis, mas o cérebro continua sendo insubstituível. E para que o seu funcione bem, você precisa cuidar dele: dormir e se alimentar bem, fazer exercício, ler, brincar e, se possível, passar um tempinho ao ar livre. Assim, seu cérebro vai continuar esperto, criativo e cheio de energia. Ah! E mantenha a calma, porque nenhum computador vai substituir você!

Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN)
Universidade Federal Fluminense
Sou pesquisadora apaixonada pelo cérebro e aqui vamos conversar sobre como este órgão é fascinante e controla tudo na nossa vida. Vem comigo?
Matéria publicada em 15.12.2025