A cada edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, atletas batem novos recordes, superam seus limites e conquistam medalhas inéditas. As mulheres do Brasil, por exemplo, fazem em Paris sua melhor campanha na história das Paralimpíadas! E assim como esportistas avançam a cada competição, evoluem também os materiais, acessórios e trajes usados por eles. Tudo isso graças a uma interação campeã entre esporte, ciência e tecnologia.
Falamos de calçados, cadeiras de rodas, próteses e mais uma série de ferramentas que têm transformado o esporte de alto desempenho. E que, claro, merecem atenção nestes Jogos Paralímpicos na capital francesa. Confere só!
Cadeiras de rodas e próteses, por exemplo, são fundamentais para a locomoção dos atletas, e ganharam materiais que melhoram sua composição. Também mudaram de desenho para formas que dão maior mobilidade, segurança e estabilidade nas competições.
“As cadeiras de rodas e as próteses evoluíram imensamente desde o início do movimento paralímpico”, diz Thiago Lourenço, coordenador do Departamento de Ciência do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Houve grandes investimentos em materiais, design, resistência, entre outros, para facilitar o desempenho dos esportistas”, completa ele, também doutor em biodinâmica do movimento humano pela Faculdade de Educação Física da Unicamp.
Hoje, as cadeiras de rodas esportivas são fabricadas com materiais ultraleves, que ajudam a melhorar a velocidade e a mobilidade dos atletas. Já as próteses ganharam novos componentes com o passar dos anos que permitem maior eficiência de movimento e conforto para os esportistas.
Difícil reparar nesses detalhes quando acompanhamos alguma disputa nas Paralimpíadas de Paris, não é mesmo? Mas até os bancos usados por atletas que lançam e arremessam nas modalidades de atletismo passaram por mudanças importantes ao longo dos anos! Por exemplo: alterações no ângulo do assento que ajudam na hora de fazer o movimento de arremesso.
Equipamentos adaptados, como bolas e acessórios de segurança, também foram desenhados para atender às necessidades específicas de cada modalidade esportiva, combinando desempenho de alto nível com inclusão.
E pensar que no passado, acredite, os atletas competiam com equipamentos bastante rudimentares, como maiôs comuns de natação e raquetes de madeira!
“Com o tempo, a ciência permitiu o desenvolvimento de materiais mais leves e resistentes, como as próteses de carbono, e trajes de natação com tecnologias que reduzem a resistência da água”, diz Leandro Nogueira, professor da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para ele, os avanços científicos e tecnológicos tiveram um papel muito importante na evolução dos materiais esportivos desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, no distante ano de 1896. “Esses avanços não apenas melhoraram o conforto e a segurança dos atletas, mas também possibilitaram a quebra de recordes e a evolução das técnicas esportivas”, afirma ele.
É interessante pensar também que muitas das tecnologias desenvolvidas para as competições esportivas ganharam as ruas, e entraram no dia a dia das pessoas. Hoje, as cadeiras de rodas de uso rotineiro, por exemplo, são mais ergonômicas, leves e resistentes.
“Essa evolução se estende às próteses, que agora têm melhor absorção de impacto, mobilidade e são à prova d’água”, diz Thiago Lourenço. “A tecnologia esportiva acompanha essa evolução e traz inovações para o cotidiano das pessoas”. São iniciativas que valem ouro, não acha?
Guto Mariano
Jornalista
Especial para a CHC
Matéria publicada em 09.09.2024
Augusto
Eu prático futebol em uma escolinha de salão
Davi
Meu nome e Davi
Olá eu achei muito legal saber que a cada edição dos jogos Olímpicos e Paralímpicos,atletas batem novos recordes,e nem esperava que eles usavam trages e acessórios,achava que eles só usavam uma roupa normal!
Graciosamente
Davi
Maria Helena
Oi meu nome é Maria Helena
eu gostei muito,eu tenho uma prima que foi atropelada duas vezes
Obrigada por tedo visto
assinado Maria Helena do 4A
theo
achei interessante
Alina
Amei a informação 🙂😃 obg
Diogo Renan Costa Falcão
Os equipamentos são necessários para um desempenho melhor na sua respectiva modalidade nos jogos paralimpicos
João Augusto Ferreira petille
Olà galera da CHC! Gostei muito da reportagem,queria saber se vocês poderiam fazer uma reportagem sobre tubaroes, um beijo!
Nicolas
Nicolas minha
Professora Lorany mostrou uma revista da chc
cecilia pastro
CHC eu adorei esse site
Alan Silva Fernandes de Souza
Adorei esse site também é muito bom a chc
Heitor Ramos Nascimento.
Eu já amo esportes, e com a cha fica melhor ainda. E tá de parabéns quem fez por que ficou muito bom !!!!!.
Isadora Seráfico
Gostei bastante da divulgação parabéns 👏👏
MANUELA VITÓRIA PEREIRA NOGUEIRA
gostei muito dessa reportagem queria saber sobre isso a chc aparece muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito nas minhas apostilas escolares agente fez uma atividade que agente escrevia uma carta como se fosse um comentario que nos iriamos mandar foi super legal era sobre o texto troca de papeis e eu falei que gostei e que queria muito uma materia que falase sobre o emprendedor
THAU
pietra
oi eu adorei o com que vcs se inportão com os defisientes adorei.
Theo Corrêa
Oi CHC, meu nome é Theo, tenho 8 anos e moro em Belo Horizonte.
Achei a reportagem muito interessante, eu acho as paraolimpíadas muito legal e você?
É tão interessante, gosto de ver todos os jogos. Ver como tudo é possível fazer na vida e que não devemos desistir.
Milena, Bruna, Nathally e Willian
São Bernardo do Campo, 23 de Setembro de 2024.
Olá ChC !
Somos alunos da EMEB Janete Mally Betti Simões.
Foi legal saber como a tecnologia tem ajudado os competidores da paraolímpiadas, para ter um bom desempenho e garantir suas medalhas.
Adoramos a reportagem.
Até mais, CHC !
Isabelarcjc
Muito legal saber q a ciência permitiu o desenvolvimento dos materiais. É muito interessante saber que as pessoas que praticam esses esportes podem fazer tudo que eles quiserem,pois nada vai impedir eles de desacreditar dos seus sonhos.
Miguel guedes
Prático volei e é muito massa
Katia
Olá CHC! Somos alunos e alunas da escola Delmira de Oliveira Lopes, da cidade de Americana! Achamos muito legal vocês darem foco as Paralimpíadas. Devemos todos nos orgulhar desses esportistas guerreiros e guerreiras.
Abraços alunos e alunas do 4º ano B.
Wanessa Manhente
Fiquei com vontade de saber mais sobre como esses equipamentos são construídos…
Allinny Gabriella ferreira de Almeida . Do 6°b
Olá ,chc sim tem pessoas que fazem esporte de vários jogos no brasil eu quero dizer que a pessoas que tem ineficiência
No jogos. mais essas pessoas conseguir
Ganhar no final.eu adorei o que Vocês postaram espero que façam mais coisas assim.
Turma dos Sushizinhos, Escola Lumiar, de Campinas - SP.
Amamos ler os comentários.Gostamos dessa reportagem, porque ela ensinou a gente a saber que existem vários tipos de pessoas com deficiência nas paraolimpíadas, e o texto também nos ajudou a entender o que é “do pódio às ruas”, ou seja, os equipamentos usados na competição ganham as ruas.
Andrea
Olá, CHC!
Achamos a matéria super interessante! Aqui na nossa escola, Dona Pompília, sabemos a importância da inclusão e da tecnologia aliadas.
Até mais!
3º ano A-T