Quero saber…

…se podemos ter covid-19 mais de uma vez.

 

Ilustração Jaca

 

Ainda não sabemos se podemos ser infectados mais de uma vez pelo vírus que causa a covid-19, o chamado SARS-CoV-2. Como essa doença é recente, ainda não passou tempo suficiente para termos algumas respostas com certeza. Essa é uma delas.

Uma pessoa que já se curou da covid-19 por mais tempo tem, na verdade, apenas de seis a sete meses que superou a doença (tempo em que a doença está circulando no mundo). E isso é muito pouco para saber se ela nunca mais terá a doença ou se ainda pode ser infectada de novo.

Mas saiba que isso não seria uma surpresa! Afinal, existem outros coronavírus que causam resfriado comum, assim como existem vários outros vírus respiratórios que podem infectar mais de uma vez a mesma pessoa ao longo da vida. A imunidade, ou seja, a proteção pelas defesas naturais do nosso corpo, não é duradoura para esses vírus. Vamos precisar de mais tempo para saber se a mesma coisa acontece com o novo coronavírus.

 

Clarissa Damaso
Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

Será que este ano tem a “Estrela de Belém”?

Vamos investigar se o fenômeno no céu de 2020 se parece com o da história dos Três Reis Magos.

Pequenos animais que movem o mundo

Um dos biólogos mais famosos do mundo, o norte-americano Edward Wilson, uma vez falou que os insetos, caranguejos, minhocas e uma infinidade de pequenos animais movem o mundo. Ele estava chamando a nossa atenção para o valioso papel desses seres miúdos, que mal percebemos, mas que estão o tempo todo polinizando as plantas para que produzam frutos, movendo o solo e ajudando a transformar restos de animais e plantas em adubo. Eles são pequenos no tamanho, mas grandes em importância para a dinâmica da natureza.