Laranja que estoura bola

Festa de aniversário sem balões de gás não tem graça. Mas fazer balões estourarem sem encostar neles pode ser engraçado! Quer ver?

Ilustração Walter Vasconcelos

Você vai precisar de:

1 balão de gás (usado em festa)
1 laranja
1 adulto
1 espremedor de alho

 

Como fazer?

Peça a um adulto para descascar a laranja para você. Enquanto o adulto descasca, encha alguns balões. Já tem a casca da laranja e os balões cheios? Então, esprema a casca sobre os balões. (Se ficar difícil espremer, use um descascador de alho). Um, dois, três e…

 

O que aconteceu?

Bum! Os balões estouraram. Isso acontece porque a casca de laranja contém um óleo chamado limoneno, que atua sobre a parede do balão de gás, fazendo com que ele estoure rapidamente. O limoneno, que dá o cheirinho da laranja, se parece com o material que faz o balão de gás e é capaz de dissolvê-lo.

Importante: não faça esse experimento no sol, porque a casca de laranja em contato com a pele pode provocar queimaduras.

 

video

A Redação
Ciência Hoje das Crianças

Matéria publicada em 28.09.2020

COMENTÁRIOS

  • Nadja Itaparica Pereira da Costa

    Olá, achei muito interessante a dica, ou um esperemento, diversão em cima de diversão
    Agradecendo por cada aventuras♥️

    Publicado em 27 de outubro de 2020 Responder

  • Bruno F. Moyano

    Muito massa essa experiência pra quem sabia dessa experiência e quis compartilhar muito obg

    Publicado em 4 de novembro de 2020 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Oceanógrafo (a)!

Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!

Transporte de água

Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!