A serpente encantada de São Luís

xz

*Lenda de São Luís, Maranhão

Ilustração Rômolo D’Hipólito

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, é uma ilha. Quem nasce em São Luís é ludovicense. Pois bem, agora você vai conhecer uma história que os ludovicenses conhecem bem: a lenda da serpente encantada.

Há séculos, grandes galerias subterrâneas foram construídas por todo Centro Histórico de São Luís. O Brasil ainda era colônia de Portugal, e o governante local pretendia abastecer a cidade com a água armazenada nesses canais. O que os ludovicenses não contavam é que uma serpente encantada (que nunca morre!) resolveu morar nesses canais e há séculos cresce nas galerias que circulam a cidade.

Dizem que a cabeça dessa grande serpente está na Fonte do Ribeirão, um lugar turístico muito visitado. Há quem jure ter visto os olhos da serpente encantada ao visitar o lugar. Seriam olhos vermelhos, como dois rubis gigantes, que hipnotizam quem olha fixo para eles. O corpo do bicho continua crescendo pelas galerias, sem limites. Reza a lenda que algumas pessoas já toparam com cobra gigante no caminho e conseguiram escapar. Outros, desavisados, teriam olhado nos olhos da serpente encantada e jamais voltado para contar.

E a serpente gigantesca continua crescendo, sua barriga já alcança o convento do Carmo, e a cauda da bicha já chegou à igreja de São Pantaleão, outros dois lugares famosos de São Luís. Dizem que o bicho peçonhento continuará crescendo e crescendo. E, quando a cabeça encontrar o rabo, muitas tragédias poderão acontecer: maremotos, terremotos e até a visita inesperada da serpente a superfície da cidade. Tomara que esse dia demore muuuuito a chegar. Já pensou?

 

*A serpente encantada de São Luís é uma lenda que circula há séculos entre os habitantes da capital maranhense. Esta versão foi livremente adaptada pela CHC.

Matéria publicada em 25.10.2021

COMENTÁRIOS

  • PEDRO AUGUSTO PRATA BATISTA.

    *A serpente encantada de São Luís é uma lenda que circula há séculos entre os habitantes da capital maranhense. Esta versão foi livremente adaptada pela CHC PEDRO AUGUSTO PRATA BATISTA.

    Publicado em 17 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil

Ele dominou as Américas, mas desapareceu misteriosamente

Open chat