
(Ilustração: Marcello Araújo)
Acabamos de sair de uma época festas – aposto que você também curtiu as ceias de Natal e Ano Novo, cheias de pratos gostosos e daquelas sobremesas que só a vovó sabe fazer. Agora, ainda de férias, talvez você esteja tomando mais sorvetes, comendo mais biscoitos e bebendo mais refrigerantes que o normal.
É claro que essas coisas são uma delícia, mas, em excesso, podem se transformar em um problemão. Quem come muito, e come mal, corre o risco de engordar, engordar e até de desenvolver uma doença chamada obesidade. Prejuízo certo para a saúde!
Por muito tempo, as pessoas acreditaram que uma criança gorda tinha mais saúde que uma magra. Assim, pais e avós julgavam que uma pessoa bem alimentada tinha de ser bastante rechonchuda. Até hoje, algumas pessoas acreditam nisso. Mas saiba que nem sempre quem come mais é mais saudável…
O alimento tem duas funções no organismo: fornecer substâncias essenciais e fornecer energia. Exemplos de substâncias essenciais são proteínas, algumas gorduras, vitaminas e sais minerais – como o corpo humano não fabrica alguns componentes dessas substâncias, elas têm de vir do alimento. Além disso, aquilo que comemos fornece a energia para todas as funções do nosso organismo: enxergar, escutar, manter os órgãos funcionando…
Se comemos a mesma quantidade de energia que gastamos em nossas atividades diárias, mantemos o peso constante. Mas, se comermos mais do que gastamos, essa energia em excesso se acumula na forma de gordura. Aí é que começa o perigo.
Apesar de importante para os animais e seres humanos, a gordura pode trazer vários problemas quando se acumula de forma exagerada. A obesidade (excesso de gordura no corpo) favorece o aparecimento de doenças como diabetes (excesso de açúcar no sangue) e hipertensão (aumento da pressão arterial) em jovens. E isso ninguém deseja.
Mas sabe quais são as causas que contribuem para que você (ou aquele amigo da escola) fique obeso? Há duas explicações para isso. Sobre uma já falamos: o exagero de refrigerantes, doces ou biscoitos – quando, na verdade, o ideal é comer mais frutas e verduras.
A segunda causa para a obesidade é a falta de exercícios. Então, aproveite as férias para praticar esportes, brincar de pique, pular corda, apostar corrida… E, claro, guarde este hábito para a vida inteira!
(Este texto é uma reedição do artigo publicado na CHC 204.)
Anna Elise
Com certeza vou seguir essas dicas!
Publicado em 18 de maio de 2019
Letícia Telles Dourado
Nossa preciso para com as guloseimas e pratica mais exercícios!
Publicado em 7 de agosto de 2020
Nicolas Gabriel de Oliveira
PRECISAMOS REALMENTE PRESTAR MAIS ATENCÃO E NOS POLICIARMOS NA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADES FÍSICAS.
Publicado em 9 de agosto de 2020
Ellen firme Alves
Para mim uma pessoa / criança que tem obesidade não sabe diferenciar o alimento saudável para o gorduroso … Os pais ou os responsáveis dever ficar atentos no que a o seu filho come ou deixa de comer , alimentos gordurosos realmente são gostosos porém temos que o consumir da maneira certa … Então caso não deem certo procure uma nutricionista
Publicado em 10 de agosto de 2020
Fábio Rodrigues Filho
Demos que procurar um alimentação melhor e fazer exercício
Publicado em 12 de agosto de 2020
Maria Rita Mendes Soares
A revista é muito importante porque fala de coisas que algumas pessoas nem sabia, gostei muito
Publicado em 2 de junho de 2021
Tereza Aparecida Pauli de lima
Eu como muita bolacha e chocolate mais ainda não sou obesa vou evitar um pouco de comer bolacha e chocolate
Publicado em 2 de junho de 2021
Heliza gabriela martins de almeida
Eu temtô manter os dois mas não conisiguo e sou muito magrápido e quero ingordar um pouco mas a vezes eu como um pouco de frutá e verderua
Publicado em 2 de junho de 2021
Tereza Aparecida Pauli de lima
Eu como muita bolacha e chocolate mais ainda não sou obesa vou evitar um pouco de comer bolacha e chocolate
Publicado em 2 de junho de 2021
Evellyn souza
Isso é vdd
?
Publicado em 2 de junho de 2021
Davi César Silva Aguila
Eu vou evitar comer besteiras e fazer mais exercício!!
Publicado em 3 de junho de 2021
Luan do Nascimento
Concerteza a partir de hoje vou praticar mais esportes e manter uma alimentação saudável vou tentar…
Publicado em 6 de junho de 2021
Milena Beatriz Da Silva Fernandes
Verdade??
Publicado em 17 de junho de 2021
Karina A. M. Brito
Realmente a um tempo atrás, nossos pais e avós achavam que para a criança ter saúde tinha que ser “rechonchudinha”, mas hoje temos mais acesso a informações e sabemos que gordura não é sinônônimo de saúde e pode indicar que você está comendo os alimentos errados. Acredito que equilibrar o que você come e praticar atividades físicas são as melhores opções para quem deseja ter saúde e também estar bem com sua forma física.
Publicado em 18 de junho de 2021
Amanda maria
Achei muito legal as dicas para prevenir a obesidade em crianças, e vou procurar segui-las diariamente, mudar minha alimentação os meus habitos de vida e praticar mais esportes.
Publicado em 24 de junho de 2021
Úrsula Gonzaga Martins Ruiz.
Desde pequena sempre gostei muito de praticar atividade física e tenho esse hábito até hoje. Percebo que a prática de esporte traz inúmeros benefícios à saúde do corpo e da mente.Para mim, trouxe disciplina, que reflete no meu trabalho, na minha alimentação , enfim no meu jeito de ser e encarar a vida.
Publicado em 28 de novembro de 2021
Antonia Falcão de Albuquerque
É importante nos alimentarmos bem para ter mais saúde, por isso precisamos evitar o excesso de gorduras e consumirmos mais frutas e verduras, além de praticar exercícios diariamente.
Publicado em 26 de dezembro de 2021