O censo da floresta

Quantas árvores existem no mundo? Quantas estrelas fazem parte do universo? Quantos dinossauros habitaram a Terra? Os cientistas ainda estão longe de decifrar totalmente alguns dos enigmas que despertam a nossa curiosidade há tempos, mas ao menos um deles já tem uma resposta mais precisa. Segundo uma nova pesquisa – uma espécie de censo, como aquele que se realiza para analisar as populações humanas –, mais de 3 trilhões de árvores vivem no nosso planeta.

Existem aproximadamente 422 árvores na Terra para cada ser humano. No Brasil, esse número é ainda maior. Segundo o levantamento, nosso país tem 302 bilhões de árvores, o que equivale a 1.494 árvores por habitante. (foto: Alexander Steinhof / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0>CC BY-NC-ND 2.0</a>)

Existem aproximadamente 422 árvores na Terra para cada ser humano. No Brasil, esse número é ainda maior. Segundo o levantamento, nosso país tem 302 bilhões de árvores, o que equivale a 1.494 árvores por habitante. (foto: Alexander Steinhof / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Pode ser difícil imaginar um número tão grande e cheio de zeros (são 12 deles!), mas basta pensar que, de acordo com essa estimativa, existem aproximadamente 422 árvores na Terra para cada ser humano. Parece muito? Pois saiba que este número poderia ser bem maior: a mesma pesquisa revela que quase metade das árvores desapareceu do planeta depois do surgimento da nossa civilização. Isso provavelmente ocorreu por uma combinação de fatores, como o desmatamento e o uso dos solos de florestas para atividades humanas como agricultura e construção de moradias.

De acordo com o estudo, mais de 15 bilhões de árvores são cortadas no mundo a cada ano. “Estes números são assustadores e podem explicar parte dos grandes impactos causados pelos humanos no clima terrestre. A remoção de trilhões de árvores também está relacionada ao fim de milhares de espécies de plantas e animais que contavam com essas florestas para sobreviver”, lamenta ecólogo britânico Thomas Crowther, que liderou a pesquisa.

Mapa da densidade de árvores ao redor do globo. As áreas em verde indicam regiões em que as florestas são mais densas. (imagem: Crowther <i>et al</i> / <i>Nature</i>)

Mapa da densidade de árvores ao redor do globo. As áreas em verde indicam regiões em que as florestas são mais densas. (imagem: Crowther et al / Nature)

Além de alertar para os estragos que a humanidade vem fazendo na cobertura vegetal do planeta, saber a quantidade de árvores existentes no mundo é importante para fazer estimativas mais precisas sobre diversos processos relacionados aos ecossistemas. “Será possível fazer previsões melhores sobre o estoque de carbono nas florestas e alterações causadas por mudanças climáticas”, explica o brasileiro Alexander Vibrans, que também participou do estudo.

Para fazer esse cálculo impressionante, foi preciso contar com a colaboração de mais de 50 cientistas no mundo todo. Os pesquisadores reuniram mais de 430 mil medições sobre a densidade das florestas, ou seja, a quantidade de árvores existentes em um hectare – quanto maior esse número, maior a densidade de uma floresta. Com esses dados, foi possível criar uma estimativa de quantas árvores existem em cada floresta dos 14 biomas terrestres, inclusive em locais isolados, onde os cientistas nunca puderam pisar.

Daqui em diante, sempre que alguém perguntar quantas árvores existem na Terra, você já tem a resposta na ponta da língua! E não esqueça de cuidar bem delas.

Matéria publicada em 07.09.2015

COMENTÁRIOS

  • Silvio Jacques Fernandes

    Eu, Silvio, entendi que muitas árvores são derrubadas no mundo. Ao todo mais de 15 bilhões de árvores. São mais de 3 trilhões de especies de árvores e plantas e que existem 14 biomas.

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • gabriel

    gostei do texto se o humano coitase ia ter mas avores

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • gabriel oliveira

    o ser humano poderia cuidar mais das florestas e das flores.

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • Lucas Kersting

    Bem, foi uma ótima pesquisa dos cientistas , eu gostei , mas também , achei que fossem mais de 3 trilhões , mais estava errado , a ação dos seres humanos prejudica até as árvores ( estou incluindo a mim também), por isso devemos cuidar da natureza se não acaba assim …. 3 Trilhões de árvores e olha , que 15 bilhões de árvores são cortadas a cada ano , imagine daqui a 67 anos serão
    0 árvores.
    Por isso dou esse aviso: CUIDE DO MEIO AMBIENTE!!!!!!!!

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • gabriel bittencuort velasco

    gostei bastante nos mesmo temos que cuida do nosso ambiente principalmente da natureza das arvores dos rios .mas como cuidamos da natureza não jogar lixo em nenhum lugar mas sim na lixera

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • Nicolas Alves Feliciano

    Eu tbm tenho uma curiosidade aqui, em 2050 o cacal poderá parar de existir então quando vc for mais velho e já tiver netos vc pode falar , EU PROVEI O CHOCOLATE!!! lá vai outra curiosidade vc sabia que vc pode respirar de boiando com uma simples garrafa de guaraná primeiro encha a garrafa com gás oxigênio depois entre em uma piscina e bóie de cabeça para cima para ter mais contato com o ar oxigênio em seguida puxe o ar e solte pela boca depois disso vc já tem um meio de respirar de ”baixo d’água”

    Publicado em 21 de outubro de 2020 Responder

  • Isabella

    Onde esse texto foi publicado?

    Publicado em 17 de novembro de 2020 Responder

  • Eliene Lopes

    Queria a resposta desse texto
    Questão do número 7

    Publicado em 10 de dezembro de 2020 Responder

  • Lara

    gostei do texto,se o humano nao cortase as árvores iria ter mais avores

    Publicado em 15 de março de 2021 Responder

  • Yuko

    onde foi publicado o texto ???

    Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

  • Luiz Sérgio de Souza

    O fator primordial dessa dessa pesquisa do cientista britânico e ecólogo Thomas Crowtner nos fazem uma alerta, para um compromisso com o plantio de árvores, seja qual lugar que possa viver o cidadão, para plantar árvores, que possa dar abrigo também para os animais e ajudar a diminuir o efeito estufa, aquecimento global, provocado pelas ações humanas.

    Publicado em 7 de dezembro de 2021 Responder

Simone Evangelista

Adoro ler, ir ao cinema e viajar para conhecer muitos lugares diferentes. Escrevo sobre ciência para explorar todos os cantinhos do universo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?