Sete bilhões e crescendo

Hoje somos sete bilhões de pessoas no planeta. Você talvez não tenha noção, mas isso é muita gente, ainda mais se levarmos em consideração que há mais ou menos 40 anos éramos apenas metade desse número.

Nossa espécie existe há cerca de 130 mil anos, mas, de uns tempos pra cá, a população vem aumentando num ritmo acelerado (Foto: Wikimedia Commons)

O crescimento foi muito rápido. Nossa espécie existe há cerca de 130 mil anos, mas, de uns tempos pra cá, a população vem aumentando num ritmo acelerado. Por exemplo, em 1800, existiam 1 bilhão de pessoas no mundo. Já em 1999, éramos 6 bilhões e em apenas 12 anos chegamos a 7 bilhões. A estimativa é que, em 2050, a população mundial seja de 9 bilhões.

Podemos dizer que o grande estouro populacional começou no século 18, com a Revolução Industrial. “O aumento se deu devido ao conforto criado pelo maior domínio das fontes de energia”, explica André Felipe Simões, professor da Universidade de São Paulo. O uso do vapor e da energia elétrica permitiu que a industrialização avançasse, facilitando a vida das pessoas daquela época e favorecendo o aumento da população.

Avanços recentes na engenharia, na educação e em outras áreas fizeram a população aumentar ainda mais. Um exemplo é a medicina, em que novas tecnologias possibilitam o nascimento de mais bebês e fazem com que as pessoas vivam mais.

Se, por um lado, é legal garantir uma vida mais longa e confortável para todos, por outro, o aumento da população traz alguns problemas. Uma população maior polui mais o meio ambiente, por exemplo.

Outra dificuldade de um planeta mais populoso é garantir que todos tenham acesso a elementos básicos para a sobrevivência. “Com o aumento da população, podemos prever uma série de problemas socioeconômicos, como a dificuldade no acesso à água potável, cada vez mais rara, e a alimentos nutritivos”, conta André.

O pesquisador, porém, acredita que é possível conciliar o crescimento da população e a preservação do meio ambiente. Para isso, é preciso apostar na educação: se todos souberem aproveitar bem os recursos que o planeta oferece, poderemos manter o ambiente saudável, mesmo com mais pessoas usufruindo dele.

Matéria publicada em 01.12.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.