#Superdicas CHC

Livros

Boi na história

Bumba-meu-boi, boi-bumbá, boi de matraca, boi de reis, são muitas as festas que têm a figura do boi como estrela principal. Elas estão espalhadas por todo o Brasil! Mas, você sabia que o boi também é festejado na África? É o Blimundo! Reza a lenda de Cabo Verde que esse boi nasceu livre, foi preso e teve que lutar novamente por sua liberdade.

Blimundo, o maior boi do mundo. Texto de Celso Sisto e ilustrações de Elma. Rocco Pequenos Leitores.

Disponível também em e-book: Rocco

Ouça a história de Blimundo: Youtube

Rumo ao mar

A tripulação saiu de Pernambuco, mais precisamente da cidade de Olinda, rumo a Lisboa, em Portugal. Uma aventura daquelas! Tempestades, ventanias e muito perigo. Essa história é contada em versos e faz parte da cultura popular brasileira. Neste livro, você pode embarcar também! Preparado, marujo? Hora de levantar âncora…

Nau Catarineta. Versos populares. Ilustrações de Roger Mello. Global Editora.

Global Editora

Na Rede

Turismo africano

Já visitou o site Passados Presentes? Pois corra para ver! É um espaço interessante para conhecer a história da escravidão no Brasil. Gosta de capoeira? Pois lá é contada a história desse jogo, que é meio dança e meio luta também. O site explica também o que é jongo e ainda apresenta quatro roteiros turísticos no Estado do Rio de Janeiro: o centro do Rio de Janeiro; o Quilombo do Bracuí, em Angra dos Reis; a cidade de Pinheiral e o Quilombo de São José, na cidade de Valença. Há danças, culinária, histórias e gente, muita gente interessante para conhecer!

Passados Presentes – memória da escravidão no Brasil.

Passados Presentes

Divulgação

Aplicativo

Quatro roteiros na história

Para complementar seu roteiro turístico pela história africana no Rio de Janeiro, o site Passados Presentes disponibiliza aplicativos com os quatro roteiros chamados: Pequena África, Quilombo do Bracuí, Jongo de Pinheiral e Quilombo São José. Neles, há muitas informações e curiosidades para você ficar com vontade de conhecer. Se estiver muito longe, pode fazer uma visita virtual! Se quiser baixar, consulte um adulto responsável! Combinado?

Matéria publicada em 16.08.2018

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.