Sapos falantes e mais!
Pois é… os sapos dessa história podem, sim, falar e fazer várias outras peripécias. Na verdade, eles têm uma grande missão: descobrir por que as moscas, seu prato predileto, estão desaparecendo. Para isso, os sapos vão colocar a mão na massa e usar, nada mais, nada menos, do que o método científico. Trata-se de um passo a passo que os cientistas aplicam e que é dividido em quatro etapas: observar um fenômeno, criar uma explicação, provar que a explicação está certa e escrever sobre o assunto. Será que eles vão conseguir? Eu aposto que sim! E você?
Sapiência: a surpreendente história de como os sapos falantes descobriram a ciência. Texto de Carlos A. Navas e ilustrações de Hamilton Ferpa. Instituto Edube.
O homem da luz
Essa é a história de um eletricista, um especialista em instalar sistemas elétricos. Mais importante do que o seu ofício era a sua função de pai, que ele desempenhava muito bem, pois não deixava um “filho desencapado”, ou seja, sem a carinhosa proteção. Esse livro é cheio de energia boa, recheado com lindas ilustrações, que vão conduzindo nossa leitura por fios que nos conectam a várias surpresas. Uma bela homenagem aos profissionais que têm a eletrizante missão de não deixar o mundo se apagar.
Eletricista. Texto de Augusto Massi e ilustrações de Daniel Kondo. Elo Editora.
Eles moram na água
Essa leitura é um convite para conhecer a vida dos zooplânctons, organismos muito importantes para os ecossistemas de águas doce. Invisíveis nos rios, lagos e lagoas, eles filtram a água e garantem a própria sobrevivência e de outros animais e plantas. Separe suas lentes de aumento e mergulhe neste livro digital gratuito. Baixe aqui o PDF.
Zooplâncton – a vida invisível na água doce. Texto de Thaís de Melo e ilustração de Renata Ramos. Edição autoral/2025.
Histórias de Natal
Se você esperava por lindas histórias natalinas com papai Noel, renas e muita neve, errou feio! Neste vídeo, você descobre que há ciência por trás da festa de Natal. Vai descobrir de onde vieram as luzes natalinas e que cientistas, como Thomas Edison (considerado o inventor da lâmpada), estão envolvidos nessa tradição. Além disso, o vídeo mostra a química dos doces deliciosos dessa data e até uma explicação científica sobre a passagem da estrela de Belém. Comemorando ou não o Natal, essa é uma boa dica para ver nos dias de folga, com a família.
Natal: a ciência por trás desta data. Youtube.
Matéria publicada em 02.02.2026