Dez anos em Marte
O autor desse livro jura que foi para Marte. E mais: que ficou lá por 10 anos! Dessa experiência inacreditável, ele trouxe muitas informações sobre a vida dos marcianos. Fofoca mesmo! Disse que lá em Marte todos são responsáveis por todos, que não precisa ser parente para se preocupar com alguém. Além disso, uma criança pode ter dez professores e uma escola só para ela, afinal tem muito conteúdo para aprender. Ah, parece que os marcianos não têm ombros e só conhecem as cores preta e branca! Mais informações de outro planeta nessa obra genial!
Um azul para Marte. Texto de José Saramago e ilustrações de Claudia Legnazzi. Companhia das Letrinhas.
Um toco no meio do caminho
Um passeio pela floresta pode render muita reflexão. Foi o que concluiu a autora desse livro quando criou um desafio. Todos os seus personagens esbarram no meio da mata em um toco de árvore e se perguntam: o que é isso? Logo, suas mentes viajam buscando respostas. Para o artista, o toco é um palco. Para o passarinho, um pouso. Para uma pessoa com deficiência visual, um obstáculo… E por aí vai! O que você responderia?
O que é isso? Texto e ilustrações de Daniella Michelin. A Semente.
O início da vida
Julho, mês de férias… Estou sabendo que você está com um tempinho livre. Que tal assistir à história da vida no nosso planeta? Dos primeiros seres vivos, passando pelos grandes dinossauros aos dias de hoje? Essa aventura de bilhões de anos é bem legal para ver com toda a família!
A vida no nosso planeta. Disponível na plataforma de filmes Netflix.
Para ler e jogar
Mandrágora é uma bruxa muito esperta, dessas de jardim, que adora cozinhar receitas esquisitas, misturando caracóis e toucinhos de chiclete. Mas o que ela busca mesmo é encontrar a receita da felicidade para oferecer à sua prima Circe. Nesse livro eletrônico, além de se divertir com a aventura, você pode testar seus conhecimentos sobre a história contada em vários jogos de interpretação e desafios. Boa, né?
A receita de Mandrágora. Livro e jogos disponíveis em Laboratório de Educação. Espaço de Leitura. Itaú Social.
Matéria publicada em 01.07.2025