Quero saber…

…como os conhecimentos científicos dos africanos ajudaram na mineração?

Pouca gente sabe que muitos homens e mulheres trazidos da África para serem escravizados no Brasil também foram aproveitados em atividades em que eram aplicados seus diferentes conhecimentos tecnológicos. Um exemplo disso é o conhecimento da extração e transformação do cobre e do ferro. Na África, os grupos que dominavam essas técnicas faziam parte de uma cultura de especialistas. Seus conhecimentos eram considerados sagrados, acreditava-se que tinham sido passados dos deuses para os seus ancestrais.

No Brasil, muitos desses africanos escravizados foram escolhidos por seus senhores porque trouxeram esses conhecimentos técnicos da África. Esses especialistas africanos contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do Brasil, auxiliando tanto na elaboração de ferramentas quanto no aprimoramento das técnicas de mineração e no manuseio de seus instrumentos. Eles apresentaram aos portugueses as bateias – pratos grandes levemente afunilados –, que facilitavam a coleta dos grãos de ouro nos leitos dos rios, separando rapidamente o metal precioso da areia ou da argila. Os africanos também apresentaram aos seus ‘senhores’ as chamadas canoas – que não eram embarcações, mas fossas cavadas próximas a um rio para desviar a água. Essas canoas eram forradas com couro de boi para que o ouro pudesse ser retido. Todas essas técnicas foram tão importantes que algumas ferramentas são usadas até os dias de hoje, como é o caso das bateias nos garimpos.

 

Guadalupe Campos,
Museu de Astronomia e Ciências Afins.

…se o flúor só é utilizado para proteger os dentes?

Quando falamos em flúor, muita gente o associa à saúde bucal. Mas por quê? Porque adicionar flúor na água é um processo usado em vários países do mundo para a prevenção de cáries na população. Mas esse mineral natural, encontrado em todo o globo terrestre, não está apenas na água e na pasta de dente. Algumas pessoas podem já ter ouvido falar também nesse elemento químico e em seu impacto no dia a dia, como na cozinha! Sim, o flúor está no material antiaderente que reveste algumas panelas para a comida não grudar! Podemos nos lembrar também do flúor vilão, que estava nos gases refrigerantes a base de clorofluorcarbonos (CFC), responsáveis pelo aumento da destruição da camada de ozônio e que, por isso mesmo, foram banidos de produção e uso após 1987.

Além desses usos mais populares, o flúor está presente em nosso dia a dia em situações menos evidentes e é extremamente importante para a vida. Mostrar um pouco da química e aplicações deste fascinante elemento nos ajudará a compreender o seu papel para o bem-estar da sociedade atual.

 

Rossimiriam P. Freitas
Departamento de Química, Universidade Federal de Minas Gerais

Claudia M. Rezende
Departamento de Química Orgânica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

…de onde vem o sal que tempera os alimentos?

Para saber sobre a história do sal, primeiro, você precisa saber mais sobre o mineral sódio, um dos elementos químicos importantes para o desenvolvimento da vida marinha e terrestre. Ele está presente na Terra desde a formação do planeta. O sódio é um dos elementos que forma o cloreto de sódio – o popular sal de cozinha. Além disso, é desse elemento também que vêm outros materiais presentes em nosso dia a dia, como o bicarbonato de sódio e a soda cáustica.

O cloreto de sódio é encontrado em minas de sal-gema, como as do Espírito Santo. Ele também se encontra dissolvido nos oceanos de onde é obtido por meio da evaporação da água do mar nas chamadas salinas, onde a água salgada é represada em lagoas extensas e bem rasas. Há salinas na Região dos Lagos Fluminense e no Rio Grande do Norte, de onde vem parte do sal consumido no mundo todo.

O sal de cozinha dá um sabor único aos alimentos e é usado como tempero por praticamente todos os povos.

 

Valdir Florêncio da Veiga Junior e
Filipe Kayodè Felisberto dos Santos,
Departamento de Engenharia Química,
Instituto Militar de Engenharia (IME).

Ilustrações Walter Vasconcelos

Matéria publicada em 26.06.2019

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Tem criança no samba!

As escolas de samba mirins são uma alegria a mais no carnaval.