Mundo de curiosidades

Cogumelos venenosos?

Ilustrações Jaca

Nas florestas brasileiras crescem, pelo menos, 300 espécies de cogumelos comestíveis! Reconhecer quais são essas espécies é uma parte difícil, mas importantíssima! Afinal de contas, alguns cogumelos são tóxicos e podem causar desde mal-estar até a morte.

Com muita pesquisa, cientistas passaram a reconhecer algumas partes dos cogumelos que podem indicar se são comestíveis ou não. Mas as pessoas em geral acabam se deixando levar por crenças que não são verdadeiras ou insuficientes para diferenciarmos os cogumelos comestíveis dos tóxicos. Não acredite, portanto, que “todos os cogumelos com cores vibrantes são tóxicos”, nem que “todo cogumelo que cresce na madeira é comestível”, muito menos que “cogumelos que outros animais comem nós também podemos comer”.

Se um dia pensar em coletar cogumelos na natureza, a dica é buscar ajuda de especialistas! Converse com pesquisadores do tema, e, quem sabe, você pode até descobrir uma vocação para a micologia, a ciência que estuda os fungos!

Larissa Trierveiler Pereira
Instituto de Biologia
Universidade Estadual de Campinas

Do que é feita a meleca (eca!)

Meleca é o nome popular do muco presente no nosso nariz. Ela se forma quando esse muco está ressecado. Apesar de ser uma substância grudenta e de aparência esquisita, a meleca é fundamental para defender nosso organismo de invasores como vírus e bactérias.

Ela é composta principalmente por água e proteínas chamadas mucinas. Isso mesmo! As mucinas interagem bem com a água, formando uma espécie de gel, que reveste a parte interna do nariz e a mantém hidratada, retendo partículas presentes no ar que possam irritar ou ocasionar infecções.

Além de nos proteger do contato com essas partículas, o muco (ou a meleca!) ajuda a filtrar o ar que passa pelo nosso nariz e vai para os nossos pulmões. Se nessas partículas estiverem presentes vírus ou bactérias, as células de defesa presentes na meleca auxiliam no combate a esses invasores. Viu só? E você aí torcendo o nariz pro assunto…

Raoni Schroeder B. Gonçalves
Instituto de Química
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Respiração de minhoca

O solo é uma mistura de vários componentes. A maior parte é sólida, mas ele também é composto por partículas de água e de ar. Animais que vivem em meio ao solo têm diferentes formas de obter oxigênio desse ambiente. Vamos ao exemplo das minhocas!

Se você olhar algumas minhocas bem de perto, vai perceber que elas não têm nariz. É pela pele que elas absorvem o oxigênio. Chamamos esse processo de respiração cutânea. Além de obter o oxigênio do solo, quando as minhocas se locomovem, elas criam túneis, e isso faz com que o solo se mantenha bem aerado, quer dizer, bem ventilado, não compactado, possibilitando que o oxigênio circule para elas e para outros seres subterrâneos. Por essa você não esperava!

Francielle Soares
Centro de Ciências da Natureza
Universidade Federal de São Carlos

Matéria publicada em 31.10.2023

COMENTÁRIOS

  • Gabriel Quintanilha

    Olá Larissa T , Ou pessoal da CHC , Eu gostei muito de saber que cogumelos podem ser venenosos.
    muito obrigado por posta isso

    Tchau !

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • antonio

    Ola,meu nome e antonio estudo no colégio sagrado coração tenho 8 anos eu gostei muito da sua reportagem
    queria que voce varia um comentario sobre capivaras

    thau de antonio

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • antonio

    Ola,meu nome e antonio estudo no colégio sagrado coração tenho 8 anos eu gostei muito da sua reportagem
    queria que voce varia um comentario sobre capivaras

    thau de antonio

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Gabriel Quintaniha

    Franciele s. Ou Pessoal da CHC. Eu gostei muito de saber como as minhocas respiram.
    Oque me surpreendeu que as minhocas respiram pela pele

    Tchau !

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • guilherme ferri gomes

    ola CHC eu sou o guilherme e estudo no colegio sagrado coração de maria no 3 ano c e achei a materia muito boa e queria uma materia sobre como e feito cera de ouvido tá bom.
    tchau,tchau.

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Beatriz Anatólio

    Ola CHC ,meu nome é Beatriz Anatólio tenho 8 anos estudo no colégio SAGRADO do 3° ano C estamos fazendo varias atividade sobre a CHC li o texto da minhoca e gostei muito de aprender achei muito criativo e interessante aprender mais e sempre uma coisa boa!

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Gustavo Pereira

    Ola CHC!
    Meu nome,e’ Gustavo. Tenho 10 anos e moro nos EUA. Eu amei ler todos os artigos. Moro em Massachusetts. Boa sorte todas criancas!

    Publicado em 15 de novembro de 2023 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.