Cânions, paredões de pedra e formações rochosas incríveis cobertas por diferentes tipos de vegetação, desde os típicos campos de arbustos secos e espinhentos da caatinga até uma mata alta e úmida que cresce nos vales – os boqueirões. Tudo isso você vê no Parque Nacional da Serra da Capivara. Além de natureza exuberante, o lugar também apresenta muita história, como vestígios de humanos que viveram há milhares de anos, na pré-história do Brasil.
O Parque Nacional da Serra da Capivara fica no sudeste do estado do Piauí, bem no coração da caatinga. No lugar, é possível ver os mais diferentes tipos de lagartos e aves por todos os lados. Algumas espécies ocorrem apenas ali, onde há também muitos mamíferos – como tamanduás, macacos, tatus, veados e até onças pardas e pintadas –, o que faz do parque um dos últimos refúgios desses grandes felinos na caatinga.
Vinícius São Pedro
Centro de Ciências da Natureza, Universidade Federal de São Carlos
Matéria publicada em 06.05.2019
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Quando um crime acontece, é preciso fazer uma investigação para desvendá-lo. Existe uma especialidade chamada antropologia forense. As pistas seguidas por esses especialistas vêm de... ossos! Sim, os esqueletos também falam e ajudam a desvendar mistérios.