Páginas cheias de insetos

Responda rápido: qual é o seu inseto favorito? Talvez seja uma barata bem grandona. Ou, então, uma singela borboleta que, no passado, pode não ter sido uma lagarta tão singela assim. Seja qual for o seu preferido, você certamente vai adorar o livro O mundo secreto dos insetos, escrito pela bióloga Karlla Patrícia Silva, professora colaboradora do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que conta tudo sobre esses bichos.

O livro da bióloga Karlla Patrícia Silva reúne diversas informações sobre os insetos. (foto: Marcelo Cunha)

O livro da bióloga Karlla Patrícia Silva reúne diversas informações sobre os insetos. (foto: Marcelo Cunha)

Na obra, você vai aprender quais são as principais características que permitem reconhecer os insetos.  Além disso, a autora responde se esses animais podem ouvir, se o corpo deles tem sangue como o nosso e até se eles namoram. Em entrevista à CHC Online, a autora contou que a ideia de escrever o livro surgiu das mensagens que recebia dos leitores do seu blogue, O Diário de Biologia.

“Toda vida gostei muito de insetos”, conta Karlla “Mas a ideia só surgiu depois que comecei a estudá-los profundamente e quando passei a receber e-mails de crianças, em meu site, perguntando sobre eles. Foi aí que comecei a pesquisar quais seriam os insetos que as crianças gostariam de conhecer mais intimamente”.

Mas não pense que a bióloga reuniu apenas os insetos mais comuns: o livro engloba quase todas as ordens já descritas por cientistas. Imagina só que trabalhão! “Falamos sobre baratas, piolhos, formigas, moscas, percevejos, abelhas, vários tipos de besouros e muitos outros”, conta a autora.

Atualmente, os insetos são objetos de estudo de Karlla, que pesquisa os sarcofagídeos, uma família de moscas. Mas não é de hoje que esses são os animais favoritos da bióloga. “Eu gosto de inseto desde criança, quando eu congelava formigas no freezer e minha mãe ficava muito brava”, lembra. “Às vezes ela jogava tudo fora, mas no outro dia eu achava mais formigas e congelava de novo. Uma maldade com as pobres formigas!”

O inseto favorito de Karlla é o besouro-rola-bosta, um bicho muito inteligente. (foto: David Dennis / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/> CC BY-SA 2.0 </a>)

O inseto favorito de Karlla é o besouro-rola-bosta, um bicho muito inteligente. (foto: David Dennis / Flickr / CC BY-SA 2.0 )

Apesar de estudar moscas e ter brincado muito com formigas, Karlla gosta mesmo é de um inseto muito curioso e que você já até viu aqui na CHC: o besouro-rola-bosta. “Eu seria muito injusta se escolhesse um único inseto como o meu preferido”, diz a pesquisadora. “Mas acredito que meu inseto preferido seja o besouro-rola-bosta. Esse bicho é esperto! Os que menos gosto são os piolhos e as pulgas, porque se alimentam de sangue e incomodam muito animais e pessoas.”

Bichos do bem

Mesmo sendo tão interessantes, os insetos ainda são rejeitados por algumas pessoas. No entanto, Karlla conta que os seres humanos é que, muitas vezes, atrapalham a vida dos insetos. “As pessoas têm medo porque existem insetos como os mosquitos, por exemplo, que podem causar doenças como a dengue e a febre amarela”, explica. “Mas a vinda destes animais para as nossas casas só acontece porque seu habitat natural está sendo destruído pelo homem.”

Na conversa com a CHC Online, além de contar tudo sobre os insetos, Karlla também adiantou uma novidade: vai lançar mais um livro sobre esses animais. “Adoro formigas, principalmente por elas viverem para suas tarefas e mostrarem responsabilidade com o formigueiro. Gosto tanto delas, que meu próximo livro foi dedicado especialmente a elas”, conta a bióloga. Demais, não é mesmo?capa

O mundo secreto dos insetos
De Karlla Patrícia da Silva
Ilustrações de Agostinho Ornellas
Editora Cortez 

Matéria publicada em 14.10.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.