Guiado pelas estrelas

Você deve saber que, antes da invenção da bússola, as pessoas se orientavam pela posição das estrelas no céu. O que você ainda não sabe é que os astros também guiam o besouro Scarabaeus satyrus na hora de transportar sua comida favorita: o cocô.

Em noites sem luar, quando o ambiente está muito escuro, o besouro-rola-bosta se orienta pela Via Láctea (Foto: Emily Baird)

Também conhecido como besouro-rola-bosta, esse inseto se alimenta das fezes de outros animais e esculpe belíssimas bolas de cocô para impressionar a namorada. Segundo Eric Warrant, biólogo da Universidade de Lund, na Suécia, o besouro macho carrega a bola até um local seguro e a fêmea deposita um ovo nela. Ao nascer, a larva se alimenta da bola de fezes.

O transporte da bola de cocô deve ser feito em linha reta, pois, se andar em círculos, outro besouro pode roubá-la. “Mesmo quando a Lua não aparece no céu e a noite fica muito escura, o besouro ainda consegue transportar a bola em linha reta”, conta Eric.

A capacidade de transportar a bola em linha reta mesmo em noites sem luar fez Eric desconfiar que, assim como os humanos, o rola-bosta se orienta pelas estrelas. Para confirmar a suspeita, ele colocou o besouro e uma bola de cocô no centro de uma arena circular e vestiu o rola-bosta com um capacete que o deixava ver o chão, mas não o céu.

Em uma noite estrelada e sem luar, o cientista mediu quanto tempo o besouro levava para rolar a bola de cocô do meio da arena até a borda. “Os besouros com capacete demoraram mais de dois minutos para chegar à borda, enquanto os que viam o céu levaram apenas 40 segundos”, diz Eric.

Os cientistas comprovaram a importância das estrelas para os besouros com um experimento em que um capacete impedia os insetos de olharem para o céu (Foto: Marcus Byrne)

O mesmo teste foi feito em um planetário. Lá, Eric mediu o tempo que o besouro levou para fazer o percurso em duas situações: quando o planetário exibia diversas estrelas (incluindo a Via Láctea) e quando exibia somente a Via Láctea. Como não houve diferença, o biólogo concluiu que a Via Láctea é quem funciona como bússola para o besouro.

Segundo Eric, animais como aves e focas também conseguem se guiar pelas estrelas, mas é a primeira vez que isso é mostrado em insetos. “Acredito que insetos como traças e gafanhotos podem fazer o mesmo”, aposta.

Matéria publicada em 11.02.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Nossa, essa é a coisa mais interessante que eu já vi !

    Publicado em 4 de agosto de 2018 Responder

  • LUCAS

    Adorei a chc e não sabia que existia esse animal

    Publicado em 26 de agosto de 2021 Responder

  • LUCAS

    Adorei a chc e não sabia que existia esse anima;-;

    Publicado em 26 de agosto de 2021 Responder

  • LUCAS

    Adorei a chc e não sabia que existia esse anima;-;……mwmwmwmwm

    Publicado em 26 de agosto de 2021 Responder

  • LUCAS

    esse animal é incrivel e eu queria velo em pessoa

    Publicado em 31 de agosto de 2021 Responder

  • anonimo

    sai fora

    Publicado em 21 de setembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.