Curiosas e premiadas

Já tentou caminhar sobre a água? Perda de tempo: a tarefa é fisicamente impossível para humanos – somos muito pesados para ficar sobre a água sem afundar. Mas pesquisadores italianos ganharam um prêmio por mostrar que sim, humanos podem andar sobre a água. Para isso, é preciso apenas uma condição: que a água e o humano estejam na Lua!

Confira um vídeo do experimento, que reproduz uma corrida sobre a água em baixa gravidade:

Parece até mentira, mas a pesquisa é de verdade e ganhou o prêmio IgNobel – o nome é uma brincadeira com o famoso prêmio Nobel. Enquanto o Nobel é concedido todo ano para pesquisadores que dão grandes contribuições para a ciência, o IgNobel vai para aqueles que fazem pesquisas dignas de boas risadas.

Alberto Minetti, o físico responsável pelo estudo que citamos acima, explica que, na Lua, os humanos conseguiriam andar sobre água porque lá a gravidade (força que nos puxa em direção ao chão e nos impede de sair voando) é menor. Mesmo assim, a pessoa não poderia ficar parada de pé na água nem andando lentamente, teria que correr.

“Somente algumas espécies de lagarto e insetos conseguem andar sobre as águas”, comenta Alberto. “Os humanos não têm peso e tamanho para isso, nem força muscular para se manter correndo com a velocidade necessária para tal. Mas com a gravidade reduzida, correr sobre a água é bem mais fácil e possível.”

Uma das pesquisas premiadas mostrou que o besouro rola-bosta se guia pelas estrelas (Foto: Marcus Byrne)

Uma das pesquisas premiadas mostrou que o besouro rola-bosta se guia pelas estrelas (Foto: Marcus Byrne)

Outra pesquisa bem curiosa que ganhou o IgNobel este ano já tínhamos noticiado aqui na CHC On-line: um estudo sobre o besouro rola-bosta, que usa o brilho da Via Láctea para se localizar. O braço iluminado da nossa galáxia serve para que ele ande em linha reta e não se perca.

Também foram premiados um curioso dispositivo antissequestro para aviões e um estudo sobre o comportamento das vacas. Eu ri um bocado escrevendo esta matéria!

Matéria publicada em 16.09.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Adorei conhecer por meio da leitura este prêmio!

    Publicado em 16 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

Sofia Moutinho

Curiosidade é meu lema! Desde pequena busco respostas para as perguntas mais intrigantes. Melhor que estar por dentro da ciência, só compartilhar com vocês esse conhecimento!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.