Chove ou não chove?

Amanhã, chuvas fortes na parte da tarde. À noite, tempo nublado. Na sexta-feira, céu aberto e muito sol! Você tem o costume de checar a previsão do tempo antes de sair de casa? O leitor Gabriel Siviero Paixão, que tem nove anos e mora em Lins, São Paulo, escreveu para a redação sugerindo que os cientistas inventassem “uma máquina para saber que dia vai chover”. E temos uma boa notícia: eles já inventaram! Na verdade, não é uma máquina só, e sim uma série delas. Acompanhe…

Atualmente, a previsão do tempo está literalmente ao alcance das mãos, disponível até em aparelhos de celular. Mas você sabe como os cientistas elaboram essa previsão? (imagem: Reprodução)

Atualmente, a previsão do tempo está literalmente ao alcance das mãos, disponível até em aparelhos de celular. Mas você sabe como os cientistas elaboram essa previsão? (imagem: Reprodução)

O primeiro passo para prever como será o tempo amanhã é entender como ele se comportou ao longo de um período. Isto é, para elaborar uma previsão do tempo, precisamos primeiro ter um registro de como as condições climáticas – temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuvas, vento etc. – se comportaram ao longo dos últimos dias.

Há milhares de anos o homem faz registros desse tipo. No Egito Antigo, por exemplo, já se estudava como o nível de água no rio Nilo subia e descia ao longo do ano, de acordo com as épocas de chuva e de seca. Ao longo da história da humanidade, foram desenvolvidos aparelhos que auxiliaram essas e outras medições.

No século 19, uma invenção importante foi o barômetro, equipamento capaz de medir a pressão atmosférica. Outros aparelhos muito úteis para elaborar a previsão do tempo são o termômetro (para medir a temperatura), o anemômetro (para medir a força do vento) e o catavento (para verificar a direção do vento em determinado ponto do planeta). Em uma estação meteorológica, esses aparelhos são instalados em um cercado, ao ar livre, para captar os dados.

Já no século 20, outra máquina que começou a servir para monitorar e prever o tempo num curto espaço de tempo foi o radar. Inventado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para rastrear aviões, ele logo foi aplicado à detecção de chuvas. Na década de 1960, o desenvolvimento dos satélites ajudou a ampliar ainda mais as pesquisas meteorológicas, permitindo aos cientistas visualizar imagens de regiões remotas, distantes e de difícil acesso. Os satélites podem, por exemplo, fotografar as nuvens!

Atualmente, o monitoramento das condições meteorológicas é automatizado e funciona com a ajuda de uma série de máquinas, incluindo as que citamos acima e também algumas mais recentes, como computadores de alta tecnologia que juntam todas as informações coletadas para elaborar a previsão do tempo.

Conheça, no vídeo, alguns instrumentos usados em uma estação meteorológica brasileira:

Observando continuamente as condições do tempo ao longo de muitos anos, os cientistas conseguem entender melhor o comportamento do clima. Com a ajuda de fórmulas matemáticas, eles são capazes de prever como essas condições vão se comportar em um futuro próximo. “Temos um modelo capaz de prever o tempo por sete dias”, conta o meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia. “No primeiro dia, o índice de acerto é praticamente 100%. No sétimo dia a certeza é menor, mas ainda assim chega a 80%”.

Saber como será o tempo nos próximos dias tem muita utilidade. Os meteorologistas fornecem informações preciosas para a agricultura, para os transportes terrestres, para a navegação dos navios e dos aviões e até para alertar a população em caso de fenômenos meteorológicos muito severos. Além disso, eles são essenciais no estudo das mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta.

Matéria publicada em 04.01.2016

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Sempre tive curiosidade de saber como os meteorologistas fazem para descobrir a previsão do tempo e agora sei.

    Publicado em 18 de setembro de 2018 Responder

  • LORRAINE OLIVEIRA SANTOS

    Adorei😊

    Publicado em 1 de julho de 2020 Responder

    • Hannah Semiguem de Geus

      Que legal agora sei como a previsão do tempo surgiu 🤩🤩🤩

      Publicado em 10 de agosto de 2020 Responder

  • Otavio Maraia Lima

    eu nem sabia o que os meteorologistas faziam foi muito legal

    Publicado em 3 de julho de 2020 Responder

  • Lara Werneck

    Essa matéria é interessante, adorei saber um pouco mais! 🙂

    Publicado em 30 de setembro de 2020 Responder

  • Lara

    Legal

    Publicado em 1 de dezembro de 2020 Responder

  • Nicolas Gabriel salvino

    Eu gostei dos fatos

    Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

  • Nicolas Gabriel salvino

    Bem interessante gostei do vídeo 🙂

    Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

  • Beatriz

    Poderia me falar qual a referência e autor do texto?

    Publicado em 28 de outubro de 2021 Responder

Envie um comentário

Iara Pinheiro

Fui uma criança curiosa e tagarela, por isso adoro ler e escrever. Surgiu daí minha vontade de ser jornalista: para descobrir um pouquinho todo o dia.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat