A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi a maior batalha que o mundo já viu. Em seus seis anos de duração (1939 a 1945), envolveu 72 países e mais de 100 milhões de soldados, destruindo muitas cidades e causando a morte de milhões de pessoas. Mas quem foi o grande responsável por tudo isso?

Muitos dizem que o culpado pela guerra foi o alemão Adolf Hitler. Tido como louco por uns, como monstro por outros, Hitler era líder do partido nazista, que dizia que só o povo alemão era bom e considerava todos os outros povos inferiores. Mas achar que só Hitler foi responsável por tudo que ocorreu é simplificar a história.

Na verdade, a guerra foi resultado de uma crise que vários países do mundo enfrentavam desde 1930. Para superar a pobreza e o desemprego, alguns desses países — a Alemanha, o Japão e a Itália — procuraram conquistar riquezas e terras de povos vizinhos. Assim, começaram a invadir e atacar diversas regiões, até que, no dia 1o de setembro de 1939, quando a Alemanha ocupou a Polônia, estourou a guerra. Durante o conflito, esses três países se aliaram, formando o grupo conhecido como Eixo.

Em 1940, os exércitos de Hitler conquistaram a Noruega, a Dinamarca, a Holanda, a Bélgica e o norte da França. A Inglaterra, com o apoio dos Estados Unidos, conseguiu resistir. E, em 1941, quando a Alemanha invadiu a União Soviética e o Japão atacou Pearl Harbor, uma base dos Estados Unidos, a guerra passou a envolver intensamente vários países do mundo. Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética se uniram contra o Eixo, com o nome de Aliados. O Brasil juntou-se aos aliados em 1942, depois que teve navios afundados por submarinos alemães.

De 1939 até 1942, os países do Eixo conquistaram imensos territórios, onde implantaram a “Nova Ordem” nazista. Exploraram as riquezas e o trabalho das pessoas que viviam nesses países, e foram responsáveis pela morte de milhões de judeus, ciganos e eslavos, grupos que consideravam inferiores. Mas os países ocupados começaram a reagir, organizando movimentos clandestinos e guerrilhas.

O fator decisivo para os Aliados vencerem a guerra foi que os Estados Unidos e a Inglaterra tinham muito mais dinheiro para manter seus exércitos do que os países do Eixo. Esses recursos, associados ao enorme exército da União Soviética, fizeram com que os países do Eixo recuassem. No dia 8 de maio de 1945, os Aliados foram enfim considerados vencedores.

Matéria publicada em 14.03.1995

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Como o Ritller morreu?

    Publicado em 8 de julho de 2018 Responder

Envie um comentário

Paulo-Fagundes-Vinzentini

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?