Big-Bang: como tudo começou

Você já deve ter olhado para o céu e perguntado: de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas? Ou olhado para a Terra e perguntado de onde vieram as rochas, os animais, as plantas e os seres humanos. Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de “sopa” quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.

Essa bolha era formada de partículas de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big-Bang , expressão em inglês que quer dizer “Grande Explosão”. À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem mais fria. Quando o universo completou 500 mil anos de idade, a temperatura da bolha era de 10 mil graus Celsius! Com o tempo, as partículas também começaram a ficar diferentes umas das outras. Essas partículas minúsculas foram se juntando e formando átomos cada vez mais pesados.

Os primeiros átomos a surgir foram os de hidrogênio, elemento mais simples que existe na natureza, e os de hélio. Esses elementos se misturaram, formaram nuvens e uma parte delas gerou estrelas. Os elementos mais complexos que o hélio foram formados pelas estrelas. Outra parte dessa nuvem que produziu as estrelas formou um tipo de “disco”, girando em torno delas. Nesses discos, surgiram “pelotas” que cresceram até virarem planetas e seus satélites.

Átomos
Átomos são pequenas unidades que formam todas as coisas no universo. Há cerca de 2,5 mil anos o filósofo grego Demócrito disse que, se pegássemos as coisas e fôssemos partindo em pedaços cada vez menores, chegaríamos a uma partícula indivisível. Ele chamou essa unidade minúscula de átomo (a = não e tomo = divisível). No começo do século 20, os cientistas descobriram que os átomos eram formados por partículas ainda menores. Atualmente, são conhecidas centenas dessas partículas e, de vez em quando, os cientistas descobrem outras que tinham passado despercebidas.

Inicialmente, os planetas eram muito quentes. A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se formou. Foram necessários milhões de anos para que se resfriasse. Isso permitiu a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os bichos, as plantas e o homem.

Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do Big-Bang . Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias.

Seja como for, as galáxias povoaram todo o universo. É raro existir uma galáxia isolada. Elas tendem a se juntar em grupos que podem incluir desde dezenas de galáxias até superaglomerados, com milhares delas. A Via Láctea, galáxia onde estão o Sol e os oito planetas (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Terra, Vênus, Marte e Mercúrio), formou-se nessa fase.

Há outras teorias para explicar a origem do universo, mas por enquanto o Big-Bang é a teoria mais aceita. Com o passar do tempo, os cientistas foram reunindo dados para provar que o Big-Bang realmente aconteceu. Com os telescópios modernos, eles têm conseguido observar cada vez mais longe o universo, e com o satélite norte-americano Cobe, eles puderam “fotografar” um momento muito próximo à origem do universo.

OBSERVAÇÃO: Este texto foi atualizado para corrigir a seguinte informação “A Via Láctea, galáxia onde estão o Sol e os oito planetas…” (e não nove, como o texto originalmente dizia). Entenda a mudança aqui.

Matéria publicada em 16.06.1996

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Laerte-Sodre-Jr

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat