vulcanólogo!

Ao contrário do que muita gente pensa, os vulcões não são montanhas que cospem fogo! Na verdade, o que sai dos vulcões são rochas derretidas, conhecidas como magma. Quando esse magma chega à superfície, muda de nome, passando a se chamar lava! E elas são muuuito quentes… por isso têm a cor avermelhada.

Existem pesquisadores que se dedicam a estudar os vulcões. São os vulcanólogos! A vulcanóloga Rosaly Lopes acha a erupção de um vulcão o maior espetáculo da natureza. Ela trabalha na agência espacial americana, a Nasa, e estuda vulcões há 40 anos! Rosaly não tem um preferido, mas conta ter um lugar especial no coração para o Etna, que fica na Itália – foi o primeiro vulcão que ela estudou. O estudo dos vulcões ajuda a prever quando eles podem “despertar”. E você sabia que a Terra não é o único planeta que possui vulcões? Confira nessa entrevista para lá de quente!

Ilustração Bruna Assis Brasi

Ciência Hoje das Crianças: Os vulcões são montanhas que cospem fogo?

Rosaly Lopes: Os vulcões são aberturas na crosta da Terra de onde saem rochas derretidas. Elas são conhecidas como magma. Quando o magma chega à superfície, chamamos de lava. Os vulcões não têm fogo. As lavas são muito quentes e, por isso, têm cor avermelhada.

 

Elisa Martins

Jornalista, especial para a CHC.

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Como nasceram todas as histórias

No início da criação do mundo, as histórias ficavam todas em um baú, aos cuidados de Nyame. Então Ananse, uma criatura metade homem e metade aranha, resolveu ir ao céu buscar histórias para contar.

Fala Aqui!

Este é o espaço para você falar com a CHC! Pergunta que a gente responde!