vulcanólogo!

Ao contrário do que muita gente pensa, os vulcões não são montanhas que cospem fogo! Na verdade, o que sai dos vulcões são rochas derretidas, conhecidas como magma. Quando esse magma chega à superfície, muda de nome, passando a se chamar lava! E elas são muuuito quentes… por isso têm a cor avermelhada.

Existem pesquisadores que se dedicam a estudar os vulcões. São os vulcanólogos! A vulcanóloga Rosaly Lopes acha a erupção de um vulcão o maior espetáculo da natureza. Ela trabalha na agência espacial americana, a Nasa, e estuda vulcões há 40 anos! Rosaly não tem um preferido, mas conta ter um lugar especial no coração para o Etna, que fica na Itália – foi o primeiro vulcão que ela estudou. O estudo dos vulcões ajuda a prever quando eles podem “despertar”. E você sabia que a Terra não é o único planeta que possui vulcões? Confira nessa entrevista para lá de quente!

Ilustração Bruna Assis Brasi

Ciência Hoje das Crianças: Os vulcões são montanhas que cospem fogo?

Rosaly Lopes: Os vulcões são aberturas na crosta da Terra de onde saem rochas derretidas. Elas são conhecidas como magma. Quando o magma chega à superfície, chamamos de lava. Os vulcões não têm fogo. As lavas são muito quentes e, por isso, têm cor avermelhada.

Elisa Martins

Jornalista, especial para a CHC.

Floresta azul?

Debaixo d’água existe uma floresta tão importante quanto às que temos em terra firme!

Um urso pelo Brasil