Perito criminal!

Ilustração Cruz

Quais são as pistas deixadas? Será que foi um envenenamento? Será que houve luta da vítima com o agressor? Se você acha que levaria jeito para desvendar mistérios desse tipo, talvez tenha sucesso trabalhando com perícia criminal.

A perícia é um departamento da polícia que não usa armas ou força para prender criminosos,usa o conhecimento científico. Os peritos podem ser formados em medicina, química, física ou biologia, por exemplo. Com seus conhecimentos voltados à solução de crimes, eles (ou elas, porque há muitas mulheres peritas!) pertencem a uma área chamada ciência forense.

Para entender um pouco melhor essa profissão, a CHC foi conversar com dois peritos da Polícia Civil: a Claudiane Canuto e o Thiago Hermita.

A Claudiane é formada em química e trabalha nos laboratórios do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, no Rio de Janeiro. O Thiago é formado em medicina veterinária e pertence à Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo, também no Rio de Janeiro. Ele analisa as cenas de crime e nos contou uma curiosidade: as pessoas continuam a fazer barulhos mesmo depois de morrer!

Thayuan Leiras,
Jornalista,
Especial para a CHC.

Em um gigante de gelo e lava!

Um vulcão no Chile, coberto de neve, que pode entrar em erupção a qualquer momento.

vulcanólogo!

Existem pesquisadores que se dedicam a estudar os vulcões. São os vulcanólogos! A vulcanóloga Rosaly Lopes acha a erupção de um vulcão o maior espetáculo da natureza.