O oceano e você, o que tem a ver?

Você faz ideia de como o oceano influencia a sua vida e de que forma as suas ações influenciam o oceano?

Foto Francesco Ungaro/Unsplash

Responda depressa: Você mora no interior ou no litoral? Quantas vezes você já foi ao mar? Se você nunca foi, o que oceano tem a ver com você? Sejam quais forem as suas respostas, a verdade é que TODOS estão direta ou indiretamente relacionados com o oceano. Duvida? Então, vem ver…

Recursos naturais e serviços prestados pelo oceano nos beneficiam diariamente. Complicado? Vamos explicar! Inspire fundo. Inspire novamente. Metade do oxigênio que chegou aos seus pulmões neste momento foi produzido por organismos que habitam o oceano. Sim! Por seres quase invisíveis, que compõem o fitoplâncton – um conjunto de diferentes organismos microscópicos, como microalgas –, que, assim como as plantas, realizam a fotossíntese.

De forma rápida, podemos dizer que eles usam o gás carbônico do ar e nutrientes da água para produzir o próprio alimento, devolvendo para o ar o oxigênio. O problema é que muitos desses nutrientes, infelizmente, têm entrado no mar como esgoto das cidades costeiras, provocando crescimento exagerado de outras algas, que acabam poluindo a água.

Sem água, você sabe, não há vida. Aliás, a vida no planeta surgiu na água: mais de dois terços do planeta chamado Terra são formados por água. A maior quantidade dessa água está no mar e é de lá que boa parte das chuvas é formada. Chuva que acaba sendo levada pelas nuvens até os continentes, onde rega as plantações, enche os rios e traz vida às florestas. A água do oceano também é responsável pela regulação do clima, porque dissolve gases que estão na atmosfera, como o gás carbônico, que deixa o planeta mais quente ao gerar o efeito estufa.

E tem mais… Já reparou nos diferentes alimentos que vêm do mar? Estamos falando de peixes dos mais variados, lagostas, camarões, lulas, ostras, mexilhões, algas… Ufa! Mais de um bilhão de pessoas dependem do oceano como fonte de alimento.

E o oceano também é rico em biodiversidade. Ele é a casa de seres que vão do tamanho gigante, como as baleias, aos mais minúsculos, como o fitoplâncton. A quantidade desses seres também é enorme! Sabia que há mais organismos no mar do que estrelas no universo?

Se você pensa que acabou, engana-se! O oceano fornece outros tipos de materiais para nós: sal, areia, calcário, ferro, petróleo e gás natural. Do mar também se obtém matéria-prima para fazer medicamentos, produtos de higiene, beleza e, claro, alimentos!

Tem ideia de que muitos produtos que compramos – desde uma calça, um tênis ou até mesmo um celular – vêm de outros países pelo mar? Pensou em transporte marítimo? Acertou! Diariamente uma enorme quantidade de navios navegam pelo oceano carregando de tudo!

Apesar de 70 milhões de brasileiros não conhecerem o oceano, ele transborda em nossas vidas. Mas essa relação não está muito justa, já que o oceano está ficando doente com a nossa falta de cuidado. Espalhe o que você descobriu sobre esse imenso e importante ambiente! É com informação que teremos condições de mudar o futuro do oceano!


Tássia Biazon, Monique
Rached e Alexander Turra
Instituto Oceanográfico
Universidade de São Paulo  

Matéria publicada em 07.12.2021

COMENTÁRIOS

  • kaua e matheus

    camisa 9 do campeonato
    Olá! Nós somos alunos da escola E.E. Recreio Alvorada, Kauã e Matheus, nós lemos a história “camisa 9” nós achamos muito legal. por que nós gostamos de futebol. beijos e abraços!

    Publicado em 23 de março de 2022 Responder

    • luis

      problema teu

      Publicado em 27 de abril de 2022 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quero saber…

Respostas interessantes para perguntas muito curiosas!

Hortas na Lua?

Cientistas dão o primeiro passo para mostrar que o cultivo de plantas na Lua é possível

Open chat