A Islândia é um país do contraste e das maravilhas naturais. Fica no oceano Atlântico, bem perto do Círculo Polar Ártico, que recebe o apelido de “terra do fogo e do gelo” por causa da mistura de vulcões (muitos ainda em atividade) e de fontes termais com geleiras e neve, o que dá esse contraste de temperatura e paisagem ao país. Além disso, por causa de sua localização bem ao Norte, a Islândia é um dos principais pontos turísticos para os que desejam ver a aurora boreal, o fenômeno natural mais admirado no mundo.
Muriel de Souza Lobo,
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças
Você sabia que o ponto mais profundo do oceano está a cerca de 11 mil metros abaixo do nível do mar? E que essa profundidade consegue ser maior que a montanha mais alta da Terra, o Everest?! Sabia também que mais de dois terços do nosso planeta é coberto pelas águas do oceano? Descobertas incríveis como essas são possíveis graças à oceanografia!
Será possível que uma vela tenha superpoderes ou alguma magia em torno dela? Ou será que há uma explicação científica para o fenômeno que você vai testar agora? Mão na massa!