Membros descartáveis?!

Para sobreviver ao ataque de predadores, alguns animais podem ter estratégias bem radicais, como se livrar de parte do próprio corpo!

Olha essa situação: você deixou cair algo muito importante no quintal dos vizinhos, num momento em que eles não estão em casa. Você estica o braço pela grade do portão, tentando alcançar o seu precioso objeto, mas se lembra de um detalhe: o cachorro bravo! Você recolhe o braço rapidamente. Afinal, se ele agarra um dedinho seu que seja, não vai brotar outro no lugar, não é mesmo?

 

Para despistar um predador, alguns lagartos soltam a cauda no momento em que são atacados, mas esta cresce novamente em algumas semanas.
Foto gaikokujinkun/Flickr

vinicius

 

Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos

Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?