Longe de casa

Alguns animais e plantas vivem fora da natureza para que suas espécies possam viver por muito mais tempo em seus ambientes naturais.

O que devemos fazer para preservar espécies de plantas e animais e livrá-las do risco de extinção? A resposta parece fácil: basta conservar as áreas naturais onde as espécies ocorrem e elas estarão seguras. Muito bem! Esta é a estratégia ideal de preservação da biodiversidade. Afinal, quando protegemos uma área verde, na forma de um parque ou uma reserva, por exemplo, preservamos não apenas as espécies que ali vivem, mas também seus hábitats e modos de vida. Porém, para algumas espécies, esta estratégia pode não ser suficiente. Muitos animais e plantas precisam ser monitorados de perto, em ambientes não naturais como  criatórios, hortos e centros de pesquisa.. Esta atitude tem benefícios para os outros indivíduos que estão soltos na natureza.

Como é possível conservar a natureza fora da natureza? A verdade é que, por mais esforços que façamos para proteger uma área natural, os seres que vivem ali sempre estarão sujeitos a perigos difíceis de evitar, como o surgimento de doenças, catástrofes ambientais e alterações climáticas. Por esse motivo, pode ser muito importante, principalmente para espécies raras ou mais vulneráveis, manter indivíduos em ambiente que, embora sejam artificiais, são mais facilmente controlados. Essa estratégia leva o nome de conservação ex situ, que em latim quer dizer “fora do seu lugar próprio”.

A perereca-de-Alcatraz (Ololygon alcatraz) está criticamente ameaçada de extinção e, até o momento, é o único anfíbio brasileiro que faz parte de um projeto de conservação ex situ. Ela também é a estrela desse vídeo
Foto Cybele Lisboa

vinicius

Quem foi Tiradentes?

Dentista, comerciante, militar, herói ou revolucionário?

Minitornado no potinho

A imagem de um tornado, ainda que vista na tela da TV, do cinema ou em fotografia, ninguém esquece. E o que você acha de criar um minitornado dentro de um potinho?