A química do seu estômago

Você chega da escola com a barriga roncando e encontra aquele belo prato de arroz, feijão, bife e salada. Hummm!!! Dá a primeira garfada, a segunda, a terceira… Em poucos minutos o prato está vazio e o seu estômago bem cheio. Você jura que não come mais nada pelo resto do dia, mas as horas vão passando, a sensação de barriga cheia se vai e a fome volta. A pergunta que fica é: como o estômago esvaziou? Que tal um experimento para entender?!

Ilustração Marcelo Badari

Você vai precisar de:

 Copo;

 Leite;

 Vinagre;

Como fazer?

Coloque o leite no copo, adicione vinagre e espere.

O que aconteceu?

O vinagre é um ácido que age separando a parte líquida da parte sólida do leite. O suco gástrico do nosso estômago age de maneira semelhante sobre os alimentos: ele dissolve o bolo alimentar, facilitando uma parte da digestão. Depois da ação do suco gástrico, o bolo alimentar passa do estômago para o intestino. Mas essa já é outra história!

 

A Redação.

Matéria publicada em 21.06.2019

COMENTÁRIOS

  • Yasmim Jardim

    uaaau eu adorei fazer 👍🤩essa experiêcia!

    Publicado em 4 de junho de 2020 Responder

  • Pezinho

    Luca Pascale

    Publicado em 14 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

A árvore sagrada da Amazônia

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?