A cara do gato da Alice

Um conjunto formado por duas galáxias vizinhas ganhou o nome de Gato de Cheshire, o personagem de Alice no País das Maravilhas, por causa de sua aparência engraçada, que mais parece um rosto sorridente.  Mas essa cara não vai durar para sempre: um grupo de astrônomos estudou sobre esse curioso sistema e descobriu que os dois olhos do gato devem se fundir daqui a um bilhão de anos – quando isso acontecer, essa feição felina se transformará em uma única e gigantesca galáxia circular.

Cheshire Cat

No Gato de Cheshire estelar, os olhos são formados pelas galáxias vizinhas e o sorriso, pelo fenômeno das lentes gravitacionais, previsto lá na Teoria da Relatividade de Albert Einstein. Ele acontece porque a luz emitida por outras galáxias muito distantes do sistema desvia a sua trajetória por causa da gravidade gerada pelo Gato. “O efeito das lentes gravitacionais deforma galáxias que estão atrás e que não pertencem ao Gato de Cheshire. As imagens deformadas formam as características felinas como as orelhas e a boca”, explica o astrofísico Renato Dupke, do Observatório Nacional.

O Gato está localizado a cerca de cinco bilhões de anos-luz da Via Láctea. Para o seu estudo, foram usados dois tipos de telescópios: os do Observatório Gemini, localizados no Havaí (EUA) e no Chile, e o Chandra, um telescópio espacial lançado pela agência espacial americana (Nasa). Renato e seus colegas astrônomos realizaram estudos que permitiram saber mais sobre essas galáxias.

Os dois conjuntos de galáxias se aproximam um do outro a uma velocidade de 5 milhões de quilômetros por hora e, quando colidirem, formarão o que os cientistas chamam de “grupo fóssil”, um conjunto de uma grande galáxia central rodeada por outras bem menores. “A galáxia central de um ‘grupo fóssil’ se torna gigante por fusão de galáxias”, explica Raimundo Lopes, astrônomo da Universidade Federal do Sergipe e pesquisador do Observatório Nacional.

Como os cientistas ainda não sabem muito sobre o comportamento dos “grupos fósseis”, a expectativa é que o Gato de Cheshire proporcione muitas descobertas interessantes. Mesmo que um bilhão de anos no futuro pareça muito tempo, os astrônomos já estão ansiosos para desvendar mais um mistério do universo.

Matéria publicada em 16.12.2015

COMENTÁRIOS

  • Alice Freitas Jacobini

    Olá, meu nome é Alice. Acho ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS muito legal, e o gato dela também é muito legal..E meu nome é Alice porque minha mãe gosta muito do filme, eu tenho 8 anos e amo as reportagens CHC.

    Publicado em 30 de julho de 2020 Responder

  • mariana

    EU ADORO ALICE DO PAIS DAS MARAVILHAS

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • MARIA CAROLINA

    SOMOS DO COLEGIO INSA ARARAS -SÃO PAULO E GOSTAMOS DA MATÉRIA PORQUE AMAMOS OS ANIMAIS
    PÓREM NÃO ACHAMOS TÃO CURIOSO AS CARACTERISTICAS DA GALAXIA

    MARIA CAROLINA,CAROLINA E PEDRO !😸

    Publicado em 28 de outubro de 2020 Responder

  • Carolina Poncio

    OLÀ, MEU NOME É CAROL, TENHO NOVE ANOS, ESTUDO NO COLEGIO INASA ARARAS-SÃO PAULO. GOSTEI MUITO DA MATERIA PORQUE É MUITO INTERESANTE E AMO ANIMAIS, E SABER QUE TEM UMA GALAXIA DE UM GATO É MUITO INTERESANTE.

    abraços e beijos

    Publicado em 2 de novembro de 2020 Responder

  • Carolina Poncio

    OLÀ, MEU NOME É CAROL, TENHO NOVE ANOS, ESTUDO NO COLEGIO INASA ARARAS-SÃO PAULO. GOSTEI MUITO DA MATERIA PORQUE É MUITO INTERESANTE E AMO ANIMAIS, E SABER QUE TEM UMA GALAXIA DE UM GATO É MUITO INTERESANTE.

    abraços e beijos

    Publicado em 2 de novembro de 2020 Responder

  • MARIA CAROLINA

    OLÁ CHC, ACHEI BEM LEGAL SABER Q EXISTE UMA GALAXIA EM FORMATO DE GATO , PORQUE É O MEU ANIMAL DOMESTICO FAVORITO

    TAMBEM GOSTARIA DE SABER QUANTO TEPO O SER HUMANO PODE AGUENTAR EM CADA PLANETA . VC PODERIA FAZER UMA MATÉRIA SOBRE ISSO

    bjs thau

    Publicado em 4 de novembro de 2020 Responder

  • LIVIA BARCO

    OLA CHC EU ADOREI SABOR QUE EXISTE UMA GALAQIXIA DE GATO E EU AMO GATO POR ISTO QUERO SABER MAIS COISAS SOBRE GATO

    Publicado em 5 de novembro de 2020 Responder

  • Isabela e luiza

    Oi CHC eu e minha irmã ficamos com muito medo das duas imagens um bjo tchau tchau

    Publicado em 21 de março de 2021 Responder

    • BIANCA

      pra que medo?

      Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

  • Nicollas

    muito legal o gato de istrela

    Publicado em 31 de março de 2021 Responder

  • valentina

    quelindo useu È LINDO chc

    Publicado em 22 de abril de 2021 Responder

  • BIANCA

    Uau mas que coincidência as estrelas parecendo juntas uma carinha feliz aiai o universo é uma perfeição só, adoro o espaço sideral.
    Quando crescer quero ser uma dessas profissões: ASTRONALTA, cantora, atriz, jornalista, cientista, e muitas outras 😊 adoro vc CHC

    Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

  • BIANCA

    Uau mas que coincidência as estrelas parecendo juntas uma carinha feliz aiai o universo é uma perfeição só, adoro o espaço sideral.
    Quando crescer quero ser uma dessas profissões: ASTRONALTA, cantora, atriz, jornalista, cientista, e muitas outras 😊 adoro vc CHC, tchau!

    Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

    • BIANCA

      comentei duas vezes sem querer

      Publicado em 17 de agosto de 2021 Responder

  • Abigail dos Santos Mariano

    OI PESSOAL DA HORA A REPORTAGE MAIS SO TEM UM PITIQUITINHOZINHO PEQUENO EU PESQUISEI SOBRE O GATO E ACHO QUE ESSA NOITE EU VOU DORMIR DE OLHOS ABERTOS U w U ACHEI ELE MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO FEIO E TENEBROSO NEM PARECE QUE ELE E BONZINHO E FOFO POIS QUANDO TENTARAM FAZER ELE TIPO VIDA REAL ERRARAM EM ALGUMAS COISA POIS O BIXO PARECE O CAO CHUPANDO MANGA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Publicado em 27 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Iara Pinheiro

Fui uma criança curiosa e tagarela, por isso adoro ler e escrever. Surgiu daí minha vontade de ser jornalista: para descobrir um pouquinho todo o dia.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat