Para aprender sobre a gravidade

Gravidade. Essa palavra significa alguma coisa para você? Talvez você tenha ouvido algo sobre isso nas aulas de física, lido na CHC ou até visto no cinema um filme com este título. Se tem interesse no tema, a dica de hoje é preciosa: um livro virtual inteirinho sobre o assunto!

É difícil definir o que é gravidade. O que se conhece sobre a força gravitacional é o efeito que ela causa. (imagem: Nasa)

É difícil definir o que é gravidade. O que se conhece sobre a força gravitacional é o efeito que ela causa. (imagem: Nasa)

Quem teve a ideia foi o estudante Arthur Gaia Molina, durante as aulas de física na escola. Então, convenceu seu pai, o geofísico Eder Cassola Molina, pesquisador da Universidade de São Paulo, a entrar com ele na empreitada. Os dois escreveram textos, reuniram fotos e vídeos e até desenvolveram alguns recursos de interatividade para deixar a leitura mais interessante.

“A força da gravidade é algo que nos cerca e mantém o universo, possuindo inúmeras implicações e aplicações no dia a dia. Sua origem, porém, ainda é um mistério para a maior parte dos cientistas”, dizem os autores nas primeiras páginas da publicação. O livro, além de ter muita física, é claro, tem pitadas de história da ciência.

Por enquanto, o e-book está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional iOS e pode ser baixado gratuitamente neste link. Quem quiser pode acessar o livro também em formato PDF, com o texto completo, mas sem os recursos de interatividade. Boa leitura!

Matéria publicada em 05.05.2015

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!